Desinformação russa e mercados de Natal
Enquanto a paz para a Ucrânia continua a ser só uma esperança, os russos mantêm a campanha de desinformação. Num plano mais festivo, vejas as sugestões para o fim de semana - e que incluem mercados de Natal.
Enquanto a paz para a Ucrânia continua a ser só uma esperança, os russos mantêm a campanha de desinformação. Num plano mais festivo, vejas as sugestões para o fim de semana - e que incluem mercados de Natal.
O país começa a celebrar o Natal com mercados que misturam tradição, gastronomia e magia para todos os gostos.
De França para as tascas portuguesas (mas também para os camarotes), o croquete tornou-se ícone nacional e estrela nas redes sociais. Fomos perceber porquê.
Entre clássicos obrigatórios e novas versões, em Lisboa e Porto há oito sítios incontornáveis para os amantes do croquete.
Um novo menu num restaurante lisboeta, Festa do Livro em Belém, uma festa da cerveja no Algarve, um evento de vinhos em Braga e propostas culturais em Penafiel são as nossas sugestões.
Esta semana, sugerimos-lhe um bar de coctkails e pratos japoneses mas também muitos concertos de entrada livre, de Lisboa e Porto ao Algarve.
Reabriu em maio e é um porto seguro de Lisboa, com uma longa lista de espera. Porque é tão difícil de reservar? O ambiente e o arroz de pato (€14) ajudam a explicar.
O espírito tuga serve-se num copo: Maracujão, o cocktail que é servido em caneca de imperial
É um clássico português, mas de onde veio a sandes de porco, com ou sem mostarda? Gastrónomos e investigadores ajudam-nos: tudo remontará a uma tasca em Montemor-o-Novo.
Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.
Além do habitual "best-of" – com os pratos e vinhos de que mais gostámos e os discos, filmes, séries, peças de teatro e livros que nos cativaram – , fizemos uma revisão das grandes tendências do ano.
Entre novos restaurantes e pratos que provámos e nunca mais esquecemos, este é o nosso best-of gastronómico de 2024.
Onde está a voz do bairro, esse que designam enquanto tal, num tom depreciativo? Depois surpreendem-se com desacatos e manifestações. Como uma panela de pressão, apertar a válvula só aumenta a pressão. Pode rebentar.
Da tradição fizeram um futuro que se prova a cada prato. São tascas e tabernas, movidas por novos talentos, que estão a reinventar a gastronomia.
Um dos responsáveis pelo concurso Tascando, avisa em entrevista à SÁBADO que estas casas enfrentam dois desafios: "regeneração dos espaços" e "manter um legado".