
Crítica: O Velho Eurico, um hype justificado (★★★★)
Reabriu em maio e é um porto seguro de Lisboa, com uma longa lista de espera. Porque é tão difícil de reservar? O ambiente e o arroz de pato (€14) ajudam a explicar.
Reabriu em maio e é um porto seguro de Lisboa, com uma longa lista de espera. Porque é tão difícil de reservar? O ambiente e o arroz de pato (€14) ajudam a explicar.
O espírito tuga serve-se num copo: Maracujão, o cocktail que é servido em caneca de imperial
É um clássico português, mas de onde veio a sandes de porco, com ou sem mostarda? Gastrónomos e investigadores ajudam-nos: tudo remontará a uma tasca em Montemor-o-Novo.
Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.
Além do habitual "best-of" – com os pratos e vinhos de que mais gostámos e os discos, filmes, séries, peças de teatro e livros que nos cativaram – , fizemos uma revisão das grandes tendências do ano.
Entre novos restaurantes e pratos que provámos e nunca mais esquecemos, este é o nosso best-of gastronómico de 2024.
Onde está a voz do bairro, esse que designam enquanto tal, num tom depreciativo? Depois surpreendem-se com desacatos e manifestações. Como uma panela de pressão, apertar a válvula só aumenta a pressão. Pode rebentar.
Da tradição fizeram um futuro que se prova a cada prato. São tascas e tabernas, movidas por novos talentos, que estão a reinventar a gastronomia.
Um dos responsáveis pelo concurso Tascando, avisa em entrevista à SÁBADO que estas casas enfrentam dois desafios: "regeneração dos espaços" e "manter um legado".
De Lisboa ao Porto, a nova geração está a inspirar-se nas tascas para abrir restaurantes de qualidade e com preço acessível. Fomos conhecer o Cerqueira e a Vida de Tasca.
João Rodrigues, chef com carreira firmada no fine dining, abriu uma cervejaria moderna, mas à antiga. O sucesso estrondoso, em Lisboa, conhece agora réplica estival no Sublime Comporta, com um pop-up em tudo igual ao original.
Em 19 anos de reinado teve 21 governos. Tinha fama de autoritária, mas foi a primeira monarca constitucional que incentivou o desenvolvimento da cultura e do ensino público. Apaixonada por D. Fernando II, adorava andar a cavalo, dançar e escrever cartas à Rainha Vitória.
Nas imediações das duas maiores cidades, há um tesouro português ameaçado mas que merece carinho: o petisco. Do choco frito a amêijoas, mexilhão e atum braseado, deixamos-lhe sugestões de comer e chorar por mais.
Salada de atum braseado , pica-pau de vitela, couve-flor assada com especiarias e húmus, polvo à galega com batata e, claro, o inevitável choco frito. Nestas tabernas, tascas e restaurantes, encontra de tudo.
Entre velhas tascas e modernas casas de pasto, comidas de tacho ou com outras preocupações estéticas, aqui serve-se boa cozinha tradicional portuguesa.