Foi na Igreja do Convento de São Paulo que decorreu a sessão pública de apresentação do programa para a Cidade do Vinho 2025, título atribuído pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) aos municípios de Redondo, Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa, que abraçam em conjunto a Serra d´Ossa e que têm em comum uma forte cultura ligada à vinha e ao vinho.
Numa parceria coesa, foi através desta premissa que concorreram a este projeto, cujo lema é "Vinhos da Serra d´Ossa – Identidade e Futuro – Marcas que deixam História", e que conta com a colaboração da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, da Comissão Vitivinícola da Região Alentejana (CVRA), da Associação de Técnicos Viticultores do Alentejo (ATEVA), de produtores e de adegas dos cinco concelhos.
Na cerimónia, os cinco autarcas – David Galego (Redondo), João Grilo (Alandroal), António Anselmo (Borba), José Daniel Sádio (Estremoz) e Inácio Esperança (Vila Viçosa) –, nasm suas intervenções, engrandeceram a conjugação de esforços e de sinergias entre os concelhos num objetivo comum e enalteceram o trabalho de todos os que estão envolvidos no processo de produção do vinho, desde os agricultores aos produtores. O evento contou ainda com as intervenções de Pedro Beato, Vice-Presidente da ERT do Alentejo; Ceia da Silva, Presidente da CCDR do Alentejo; Francisco Mateus, Presidente da CVRA; Alexandre Alves, representante da ATEVA; e José Arruda, Secretário Geral da AMPV.
Do programa constam iniciativas e ações ligados ao vinho, mobilizando as populações e os agentes empresariais e culturais, com a missão de fortalecer o território e a produção vitivinícolas. Os eventos âncora sob a chancela Cidade do Vinho 2025 são as Ruas Floridas (Redondo), o Festival do Peixe do Rio (Alandroal), a Festa da Vinha e do Vinho (Borba), a FIAPE (Estremoz) e a Festa dos Capuchos (Vila Viçosa). Em Redondo, o Cantar dos Reis marca o arranque da agenda, que vai contemplar, além do Palavras ao Vento, da Feira de São Francisco e do O Natal É Aqui!, eventos "carimbados" com a marca Wine Land. Destacam-se o Wine Talks; a Taberna – Tascas, Castas e Cantigas; o Curso de Vinhos – Wine Land; o Wine Sunset; um jantar vínico; ou o São Martinho, entre outros. O evento contou ainda com um momento musical, interpretado pelas Cantadeiras de Redondo e pelo Grupo de Cante "Os Garridos", e com uma prova de vinhos dos produtores do território.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"