Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
29 de outubro de 2024 às 07:30

O insustentável silêncio do grito de alerta

Onde está a voz do bairro, esse que designam enquanto tal, num tom depreciativo? Depois surpreendem-se com desacatos e manifestações. Como uma panela de pressão, apertar a válvula só aumenta a pressão. Pode rebentar.

Lisboa manifesta-se pelas ruas, as mesmas que tik tokers, influencers e instagrammers, usam para posar e preparar as fotos da semana, com os fatinhos de domingo que usam todos os dias. Ou apenas para a foto. Nunca saberemos. Nos cafés da moda fotografam o brunch, filmam-se com copos de café na mão,  vídeos que nos dizem quão cool pode ser uma bebida que só ao longe sabe a café, ao preço de um bom copo de vinho. A questão de hoje atravessa cafés da moda, tascas e pastelarias de esquina. É um problema da direita e da esquerda e pede que o centro escolha uma posição. Não há culpa mas todos são responsáveis, não há razão e todos estão certos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.