
Nas mesas de Lisboa e Porto serve-se um novo Japão
Lisboa e Porto continuam a receber a gastronomia nipónica de braços abertos. Crus e cozinhados, fritos e frescos, há muitos pratos a provar nestes novos restaurantes japoneses.
Lisboa e Porto continuam a receber a gastronomia nipónica de braços abertos. Crus e cozinhados, fritos e frescos, há muitos pratos a provar nestes novos restaurantes japoneses.
Culpa de um poeta. E o prego tem esse nome por causa do senhor Manuel ou por ser duro? Afinal, quais são as histórias por trás dos petiscos mais tradicionais.
Para os amantes de sabores asiáticos, o chef João Francisco preparou uma salada com camarão tempura e maionese picante.
Da tradição fizeram um futuro que se prova a cada prato. São tascas e tabernas, movidas por novos talentos, que estão a reinventar a gastronomia.
Meio litro de vinho por dia, caminhadas longas totalmente nus e grandes quantidades de vinagre foram dicas para perder peso. Quem as procurava eram os homens.
Com 48 pavilhões e "uma série de nomes associados à arte, ao livro e à palavra" presentes - de Mário Cláudio e Lídia Jorge a Sam The Kid, Manuel Cruz e Capicua -, o evento decorre de 14 a 23 de junho.
Considero indispensável que se discuta se vamos reforçar os exércitos e as indústrias nacionais dos Estados Membros ou se vamos optar por um verdadeiro exército europeu e por uma indústria de guerra da UE.
Dois anos após a fundação, o Partido Comunista Português reuniu o seu I Congresso num clima de divisão interna, sanado pela presença de um membro da Internacional Comunista, no Centro Socialista de Lisboa, um local emprestado pelo PS, com quem os comunistas planeavam uma Frente Comum, nunca conseguida.
O Brilhante, no Cais do Sodré, em Lisboa, é um daqueles restaurantes onde o balcão não é um balcão, é uma plateia com vista para o espetáculo que é revisitar os clássicos com um olhar contemporâneo.
Nas imediações das duas maiores cidades, há um tesouro português ameaçado mas que merece carinho: o petisco. Do choco frito a amêijoas, mexilhão e atum braseado, deixamos-lhe sugestões de comer e chorar por mais.
Salada de atum braseado , pica-pau de vitela, couve-flor assada com especiarias e húmus, polvo à galega com batata e, claro, o inevitável choco frito. Nestas tabernas, tascas e restaurantes, encontra de tudo.
Este fim de semana os palcos da Baixa lisboeta voltam a ecoar o eclético cartaz do festival. Eis alguns dos nomes a que os ouvidos devem apontar.
Autor e declamador de poesia, escritor, músico e performer, Napoleão Mira – pai de Samuel Mira, ou Sam the Kid, e seu companheiro no palco – fala-nos da sua vida, da contribuição para o arranque da carreira do filho e do arranque tardio do seu próprio percurso artístico.
Era hiperativo, sofria de epilepsia e caiu 36 vezes do cavalo. Colecionava amantes – com uma delas trocou mais de 200 cartas – e filhos ilegítimos, mas foi um marido romântico e pai dedicado. Como político, não era agarrado ao poder e escreveu contra a escravatura. Abdicou de dois tronos – o português e o brasileiro –, mas mudou a História para sempre.
De norte a sul do País, neste fim de semana soalheiro há teatro e música para assistir, petiscos para partilhar em família e novas cervejas para descobrir.