Sábado – Pense por si

1º congresso dos comunistas há 100 anos: quando o PCP quis juntar-se a socialistas e sindicalistas

António Luís Marinho 16 de dezembro de 2023 às 18:00

Dois anos após a fundação, o Partido Comunista Português reuniu o seu I Congresso num clima de divisão interna, sanado pela presença de um membro da Internacional Comunista, no Centro Socialista de Lisboa, um local emprestado pelo PS, com quem os comunistas planeavam uma Frente Comum, nunca conseguida.

I Congresso do PCP marcou o funcionamento organizado do partido e o seu reconhecimento pela Internacional Comunista, que teve um papel preponderante na resolução da crise interna, decidindo pela expulsão de um grupo mais radical, maioritariamente oriundo da Juventude Comunista, chefiado por Caetano de Sousa, membro do primeiro comité Central do PCP, e apoiando a liderança de Carlos Rates, que se prolongaria até ao II Congresso, em 1926, no qual foi expulso do partido.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.