Sábado – Pense por si

António José Seguro discursa com o slogan "Avançamos Juntos", em Lisboa
Alexandre R. Malhado

O muro de silêncio entre Seguro e o PS

Não há comunicação entre a cúpula do partido e a campanha de Seguro, que carrega na narrativa apartidária. Alegado pacto de Carneiro com Santos Silva pode explicar resistência.

Bruno Faria Lopes

O risco maior de conflito de interesse na empresa dos Montenegro? Não é o imobiliário

A possibilidade de atuar na compra e venda de casas e terrenos é só uma pequena parte do objeto empresarial de uma consultora cuja atuação é praticamente ilimitada – e que abre uma porta financeira, de escrutínio impossível, para potencial acesso ao primeiro-ministro, notam três analistas. Encerrar a empresa sanaria esta vulnerabilidade institucional.

Um feitiço que se vira contra o feiticeiro

Os últimos dois meses em Portugal foram inéditos na explosão e intensidade de escândalos relacionados com a conduta de políticos e altos quadros no exercício dos respectivos cargos. Embora inéditos, estes casos não são, porém, surpreendentes, mas sim o culminar de anos de falta de padrões éticos.

O pré-escrutínio dos governantes

Um eventual escrutínio dos membros do governo não precisaria de ser tão formal, até porque os governos são alargados e o processo de tomada de posse mais rápido e simultâneo. Pode, por exemplo, passar pelas estruturas do partido do governo ou por uma pequena equipa do Primeiro-Ministro que faça uma investigação rápida ou mantenha uma conversa com a pessoa em questão para despistar potenciais problemas.

O marido da ministra e o aeroporto

O que tem o marido da ministra a ver com o aeroporto? São ambas faces da mesma moeda, a da opacidade dos processos administrativos e políticos que contribuem para a desconfiança sobre as decisões públicas.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)