Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
08 de dezembro de 2022 às 10:00

Justiça Gaga

A campanha política contra o Ministério Público mostra como é frágil o verniz do “à Justiça o que é da Justiça”. Mas ter a procuradora-geral a ajudar à festa é mesmo grave.

"Parecem existir dois mundos paralelos", constatam os coordenadores do estudo, apresentado esta semana, que indica queo critério ético dos cidadãos é mais exigentedo que o dos políticos. No que toca a definir (e a tolerar) corrupção, o português médio quer dos eleitos uma conduta ética e honesta, enquanto para os políticos a fronteira é, simplesmente, a da legalidade [registo de interesses: sou amigo dos coordenadores deste estudo, Luís de Sousa e Susana Coroado, com quem partilhei funções dirigentes na Transparência Internacional Portugal; e colaborei na revisão editorial do trabalho agora publicado].

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?