Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
20 de novembro de 2024 às 07:20

Web Sumiço

Deixámos de falar da Web Summit. As celebridades normalizaram-se, as polémicas silenciaram-se. Só os milhões continuam a fluir.

Como bem sabe qualquer português experimentado, engonhar compensa. Em 2018, após acolher duas edições da Web Summit – fantásticas, mágicas, transformadoras –, o Governo e a Câmara de Lisboa assinaram triunfalmente um contrato que assegurava a realização da conferência internacional de tecnologia na capital até 2028. Logo surgiu o interesse, de jornalistas, da sociedade civil e de responsáveis políticos, em conhecer e escrutinar esse contrato. Só que não podiam. Apesar das insistências, o documento nunca foi tornado público, para proteger um alegado "segredo comercial" da empresa organizadora da Web Summit.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.