Egas Moniz: o político ofuscado pelo Nobel
Esteve preso por fazer oposição a Salazar. E só não entrou na corrida à Presidência por causa da doença (gota). A biografia lançada esta semana revela a outra faceta do cientista premiado.
Esteve preso por fazer oposição a Salazar. E só não entrou na corrida à Presidência por causa da doença (gota). A biografia lançada esta semana revela a outra faceta do cientista premiado.
A aceitação do princípio de «guerra preventiva» e a violação impune, à semelhança do que ocorre na Ucrânia, da interdição de ataque a instalações nucleares civis, é, desde já, uma das mais perigosas consequências da guerra.
Um episódio que desafiou o impossível - a fuga da prisão de alta segurança de Peniche - merecia um grande filme, mas "Camarada Cunhal" (nos cinemas 5.ª, 24) fica aquém do que pretende contar.
Já disse há muitos anos, e repito, que o instrumento que mais mudou a sociabilidade dos portugueses foi o telemóvel. Tornou-os mais violentos, mais sós, mais controladores, mais abusivos, mais individualistas na tristeza e na infelicidade.
Ainda desde segunda-feira, a ONG Decide contabilizou 224 pessoas baleadas, das quais 59 na cidade de Maputo e 37 na província de Maputo, bem como 43 em Nampula e 65 em Sofala.
Não podemos serenamente viver vidas descomprometidas enquanto o extermínio de seres humanos decorre com o apoio dos que nos representam.
A deputada bloquista Marisa Matias aponta à indicação de Vitório Cardoso, noticiada pela SÁBADO, para a secretaria de Estado das Comunidades. O contratado, que festeja Franco e Salazar e defende a PIDE, é, escreve o BE, alguém que "não tem idoneidade" para lidar com a informação sensível, a que tem acasso no seu posto. E, além disso, "conhecido pela atividade de lóbi conómico".
Numa incursão limitada, mas importante, no nordeste da Ucrânia, o invasor russo tenta não alargar a frente de combate existente, mas criar uma nova, que possa atacar o invadido pela retaguarda
Neste contexto, os programas partidários, a discussão dos temas estruturantes para a vida dos portugueses é sacrificada ao ataque à pessoa dos adversários políticos e ideológicos.
Na viragem para 1974, capitães conspiravam, maoistas proliferavam nas universidades e fações armadas planeavam sequestros. Poucos suspeitavam que o 25 de Abril estava à porta. O ambiente político e as conspirações na última passagem de ano em ditadura.
Traição, engano, perfídia, má-fé, conjura. A continuação da guerra feudal, por outros meios. Suspeita contínua ou interrompida do estado pelo estado. Parece que Shakespeare se representa hoje entre S. Bento e Belém
A intervenção do SIS para recuperar o computador de Frederico Pinheiro trouxe para a ribalta a atuação dos oficiais de informações do SIS. Treinados para realizar operações clandestinas, os agentes dos “serviços” atuam na fronteira da legalidade – ou mesmo ultrapassando-a, segundo relatos de ex-responsáveis.
A minha contribuição para a Hemeroteca foi evitar que publicações anarquistas e comunistas dos anos da I República desaparecessem, como tinha acontecido na Biblioteca Nacional, pelas mãos da PIDE e dos seus émulos.
"Posso garantir aos nossos consumidores que haverá muito gás na Rússia por muitas décadas", sublinhou Putin.
Durão Barroso, Santana Lopes, Joana Marques Vidal, Lucília Gago, Manuela Moura Guedes, Fernando Seara e muitos outros entraram em 1973 para a turma-maravilha que viria a marcar os últimos 40 anos do País. Houve política, pancada e amor.
Os optimistas imaginam que, pela punição, o humor blasfemo acabará por desaparecer da paisagem. Não desaparece. Nunca desaparece. Como lembrava Leslie Stephen, a única forma de censurarmos o que nos repele passaria pela censura do próprio pensamento alheio.