Sábado – Pense por si

BE questiona Rangel sobre nomeação de simpatizante de regimes fascistas

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 12 de julho de 2024 às 13:16

A deputada bloquista Marisa Matias aponta à indicação de Vitório Cardoso, noticiada pela SÁBADO, para a secretaria de Estado das Comunidades. O contratado, que festeja Franco e Salazar e defende a PIDE, é, escreve o BE, alguém que "não tem idoneidade" para lidar com a informação sensível, a que tem acasso no seu posto. E, além disso, "conhecido pela atividade de lóbi conómico".

O Grupo Parlamentar do BE, através da deputada Marisa Matias, questionou diretamente o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Ramgel, sobre a polémica nomeação de Vitório Rosário Cardoso para a Secretaria de Estado das Comunidades. Cardoso, agora secretário pessoal de José Cesário, é um notório simpatizante de ditadores vários, de Salazar a Franco, e participou em manifestações do Chega - apesar de ser militante do PSD, com peso na secção de Macau e Hong Kong -como a SÁBADO noticiouna quarta-feira. A nomeação foi publicada a 4 de julho, mas Vitório encontra-se em funções já desde dia 1 de junho.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.