Sábado – Pense por si

Cuidados intensivos

Lagartinhas muito comilonas

As eleições europeias podem correr pior do que se pensava. A julgar pela primeira prestação televisiva de Marta Temido, é uma suspeita legítima: enquanto os outros candidatos debatiam entre si, a dra. Temido fazia lembrar aqueles náufragos que tentam manter-se à tona com uma coreografia destrambelhada.

Vasco Rato

Ensaio de Vasco Rato: O fascismo deixou de existir

O nazismo chegou ao poder há 90 anos, Mussolini há 100. Mas a violência sistemática de há um século deixou já de ser necessária para garantir o domínio absoluto sobre a sociedade. Como a China está a demonstrar.

2
João Carlos Barradas

Ação e espionagem na Rússia de Putin

As “armas letais vertidas em ampolas”, que servem para eliminar os inconvenientes, estão no centro da trama de O Veneno Perfeito, de Sergei Lebedev.

João Carlos Barradas

Como funciona a mente de Vladimir Putin

Para Putin, o poder é indiviso e define-se pela imposição da nossa vontade a outrem, na versão leninista que herdou do sovietismo e de uma longa tradição autocrática. A língua russa é o povo russo e um só povo tem um só estado e um só líder – ele próprio.

Leonor Riso

Kati Marton: "Merkel faz uma ótima imitação de Putin"

A autora de "A Chanceler - A Notável Odisseia de Angela Merkel" descreve a sua biografada como alguém que Putin não consegue iludir, dotada de uma fé muito pessoal. E deixa conselhos sobre como se lidar com a extrema-direita no Parlamento.

5
Alexandre R. Malhado

Nuno Melo: a guerra já se fez à estrada

Portismo reincarnado? Não, é o “melismo”, diz o próprio. Nuno Melo anda num contrarrelógio contra o que diz ser o ambiente de “stasi” e vigilância interna criado pela direção. A SÁBADO foi atrás ele.

Sousa Pinto, Rui Tavares, Stasi, debate
Maria Henrique Espada

Rui Tavares e o caso do colega que era um ex-Stasi

O suposto desconhecimento de um ex-informador da polícia política da antiga Alemanha de Leste criou uma enorme tempestade de críticas no Twitter, até porque Rui Tavares foi seu colega de bancada em Bruxelas. Mas só não se lembrava do nome.

5
SÁBADO

O Muro caiu há 30 anos

Para assinalar o 30º aniversário da queda do Muro de Berlim, a SÁBADO lança uma edição especial dedicada a este evento histórico. Nas bancas a 12 de outubro.

5
Dulce Neto

Kurt Masur, o grande maestro diplomata (1927-2015)

Este gigante barbudo podia ter sido Presidente da Alemanha, depois de impedir um banho de sangue na ex-RDA. Preferiu continuar a dirigir orquestras, renovar a Filarmónica de Nova Iorque e ser um dos mais aplaudidos em todo o mundo

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.