Sábado – Pense por si

"A Stasi não foi o principal responsável pela ditadura"

Sara Capelo
Sara Capelo 31 de outubro de 2019 às 18:46

Marianne Birthler, que fala em Lisboa esta tarde, foi a responsável pela abertura dos arquivos desta organização e enfrentou até a oposição de Kohl, que queria manter o seu passado fechado.

Durante anos, Marianne Birthler foi responsável por aquilo que hoje descreve como "um tesouro": enquanto comissária federal, geriu os documentos dos Serviços de Segurança do Estado (a poderosa Stasi) da antiga RDA. E sofreu pressões políticas e até tentativas judiciais. Uma delas foi a do chanceler Helmut Kohl que tentou em tribunal impedir a divulgação das transcrições das suas chamadas telefónicas desde o início dos anos 80 até àqueda do Muro de Berlim, em novembro de 1989.   

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?