
José Nunes reforça NOW
Além do NOW, vai também marcar presença na antena da CMTV, na Correio da Manhã Rádio e nas publicações em papel da Medialivre.
Além do NOW, vai também marcar presença na antena da CMTV, na Correio da Manhã Rádio e nas publicações em papel da Medialivre.
Que o jornalismo continue com esse balanço fundamental: com a rapidez necessária para informar e a lentidão suficiente para refletir.
Numa era em que se debate cada vez mais a utilização da inteligência artificial na justiça, é pertinente questionar a eficácia e a sensatez do atual sistema de fiscalização diária da distribuição de processos judiciais em Portugal.
O republicano Donald Trump foi eleito o 47º Presidente dos Estados Unidos tendo já conquistado mais do que os 270 votos do colégio eleitoral necessários.
No debate sobre os “bairros problemáticos”, há espaço para tudo: extremistas de esquerda para quem a polícia é criminosa; extremistas de direita para quem a população negra é criminosa.
"Só não vai haver orçamento se houver uma falha na boa-fé negocial dos dois maiores partidos com representação parlamentar", considerou o primeiro-ministro.
O segundo argumento reza assim: Israel é o adulto da sala; é a única democracia liberal do Médio Oriente; é superior em termos económicos e militares; donde, não pode reagir às “provocações” dos seus inimigos na mesma moeda. Ao fazê-lo, está a colocar-se ao nível deles – e, uma vez mais, a prolongar a guerra.
O debate presidencial nos EUA ilustrou o perigo suicida que surge quando os cidadãos se sentem exaustos com a democracia.
Com a Internet, veio a manipulação do algoritmo. Durante anos, a extrema-direita amansou o terreno, plantando a semente do que viria a entregar ao eleitorado como prova irrefutável de um mundo posto ao contrário. Ali, é bem sabido, não havia verificação de factos e a mentira, ao invés de responder a um sentimento, criava um.
Assim vimos Dona Dolores, que a comunicação social fingiu ser mãe de todos nós, a ver o dorso de Tiranossauro-rex do seu filho a parecer apequenar-se.
Marcelo tem beneficiado da simpatia da opinião pública e publicada bem como das várias forças políticas, que teriam cavalgado o caso das gémeas até à exaustão se o Presidente fosse, por exemplo, Cavaco Silva. A dois anos de deixar o cargo, devia enterrar de vez o comentador. Será a forma de o Presidente terminar o mandato dignamente.
A produção de carne em laboratório tem vindo a ganhar destaque como uma alternativa para a indústria alimentar, sendo que apresenta soluções mais sustentáveis. Pode esta vir a substituir a carne convencional?
André Silva defende que a "notória disponibilidade para bailar com (quase) todos", aliada à pretensão de fomentar uma imagem de moderação e sensatez, transformou o "PAN num partido quase inútil às causas que proclama defender e que justificam a sua existência" no País.
A cultura de compromisso em que assenta a democracia está a ser rompida à nossa frente. E não são os “extremistas” a rompê-la.
A guerra entre um estado que se defende de uma organização terrorista merece-lhes cordões solidários em prol dos palestinianos. É este tipo de gente que alimenta a desgraça palestiniana e guia à luz apagada: a Autoridade Palestiniana (ainda) infelizmente não conseguiu ter um estado por culpa própria e pelas palminhas de uma esquerda clone do totalitarismo.
A liberdade tem o tamanho que o medo deixar. Ela começa a definhar quando o medo nos tolhe os gestos, nos faz pesar as palavras, nos limita até os pensamentos.