Sábado – Pense por si

Capa da revista 1132
Lucília Galha

Novas descobertas para tratar o coração

As doenças cardiovasculares continuam a ser as que mais matam, mas a ciência resolve-as cada vez melhor. Fazem-se cirurgias de peito aberto sem interromper os batimentos, há miniórgãos criados em laboratório para estudar medicamentos e pensos cardíacos com potencial para regenerar este músculo. Até a insuficiência deixou de ser uma sentença – já é possível viver com um coração artificial.

Decifrar & Conquistar Pessoas

Linguagem Corporal – Decifre as Micro Comichões

O nosso cérebro quando sente desconforto numa determinada zona do corpo liberta uma substância chamada histamina ou então o próprio sistema nervoso assume o controlo quando sente que está ameaçado ou em perigo, envia um estímulo para as zonas nervosas periféricas de forma a ser percebida como comichão para assim estimular a pele aumentando o fluxo sanguíneo naquela região enquanto defesa imunológica, obrigando assim os membros a agir como forma de proteção.

Lucília Galha

Clorato em latas de Coca-Cola: qual é o perigo?

É um produto usado na desinfeção da água de consumo, daí ser possível encontrá-lo em doses baixas nos alimentos e na água. Mas uma ingestão elevada pode ser tóxica, alerta o Centro de Informação Antivenenos.

9
Lucília Galha

Dor crónica: medicamento revolucionário a caminho

Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.

Sónia Bento

De costas ou de barriga para cima?

A posição ideal para dormir não existe, afirmam os especialistas, mas devemos evitar algumas que podem provocar problemas gástricos, cardíacos ou apneia.

Lucília Galha

Os segredos para manter o cérebro jovem

Continuar a estudar, dormir bem, fazer exercício e estar com os amigos contribuem para uma mente saudável. Os alimentos também contam: há os que ajudam a memória e os que deve evitar - saiba quais.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)