Portugal despede-se: as figuras públicas que desapareceram em 2025
Da cultura à política, recordamos as figuras públicas portuguesas que marcaram o País e morreram no ano que agora termina.
Da cultura à política, recordamos as figuras públicas portuguesas que marcaram o País e morreram no ano que agora termina.
O cantor publicou no domingo uma série de fotografias e vídeos nas suas redes sociais, que mereceram alguma preocupação por parte dos fãs. Receia-se o fim do relacionamento entre Justin e Hailey Bieber.
Oliveira, que editou com a Antígona obras de pendor progressista e anti-capitalista por quase meio século, tinha 85 anos.
A obra de Sade permanece uma das reflexões entre a literatura, a filosofia e política que leva mais longe o confronto com o interdito, e por isso não se pode pensar a censura sem o referir.
De 27 de abril a 7 de maio, a capital enche-se de cinema . A organização caprichou nesta 20.ª edição: serão exibidos cerca de 270 filmes. Olhámos para o programa e destacamos cinco a não perder.
Com Condorcet nascia o mártir da Revolução, que incluiria outros escritores, entre os quais Pierre François Lacenaire, que para melhor dar a conhecer os seus poemas decidiu passar pela guilhotina, onde foi executado com apenas 32 anos.
Se Petrarca era um voyeurista e um stalker mas praticava há 700 anos, Will Smith é um lobo machista em pele de cordeiro no século XXI. O discurso a seguir ao tabefe autodefiniu-o como um paladino do amor.
A relação do editor com os livros é algo da mesma ordem da relação do psicanalista com o inconsciente: ambos são como crianças que abrem os brinquedos para ver como é que funcionam por dentro.
A edição original de "Apresentação do Rosto" surgiu em 1968, na Editora Ulisseia, e foi rapidamente apreendida pela PIDE, que destruiu os quase 1.500 exemplares impressos.
Na França do século XVIII, as ideias de Sade valeram-lhe a prisão... mas também a posteridade. "Hoje, ainda debatemos as mesmas questões", diz Martim Pedroso, que o adaptou em Boudoir
Peça provocadora com Maria João Abreu chega esta quarta-feira ao Teatro da Trindade, em Lisboa.
Quarto Minguante tem "estrutura rígida, como Matemática", diz Álvaro Correia, que encena no Teatro D. Maria II esta peça de Joana Bértholo para sete actores. Cada cena é um ciclo lunar
Houve ainda quem se revoltasse contra o subtexto machista que identifiquei neste tipo de conversa, dando a entender que estas mulheres ficam a observar o mar, numa espécie de paralisia melancólica e claustrofóbica, aguardando que o homem interessante regresse para as salvar.
No Tempo Todo reúne quase 300 obras de um dos artistas mais enigmáticos e complexos da arte contemporânea portuguesa. A exposição que é inaugurada esta quinta-feira, 8, é a primeira retrospectiva a ser montada após a morte do "pintor das palavras"
Sequela erótica chega esta quinta-feira aos cinemas.
Sequela erótica chega esta quinta-feira aos cinemas.