
Como sobreviver à falta de vitamina D no inverno?
Os meses de inverno têm menos dias de sol mas o médico Rui Nogueira explica que é o suficiente para a maior parte das pessoas manterem os níveis da vitamina D.
Os meses de inverno têm menos dias de sol mas o médico Rui Nogueira explica que é o suficiente para a maior parte das pessoas manterem os níveis da vitamina D.
Para os dois médicos ouvidos pela SÁBADO a pseudoefedrina é vista de forma diferente. Lúcio Meneses apela ao cuidado na sua mistura com outros medicamentos; Rui Nogueira considera que o seu contributo para doenças cardiovasculares é residual.
Os sintomas parecem ser mais graves e a doença demora mais tempo a passar. A culpa é sobretudo da pandemia, o nosso sistema imunitário está "esquecido".
Avaria obrigou a uma operação de resgate que durou cerca de três horas, para retirar sete pessoas que ficaram retidas a uma altura de sensivelmente 30 metros, num divertimento da Feria de São Mateus.
O calor e a concentração de pessoas num só local pode levar a problemas de saúde. Médico frisa que o horário das atividades devia ter sido adaptado, mas deixa alguns conselhos.
Adoeceu e precisa de baixa? Se for até três dias, o SNS24 vai poder ajudá-lo. A nova lei pretende evitar deslocações aos centros saúde para obter um atestado, mas a medida não é consensual.
Natal e Ano Novo são épocas festivas muitas vezes associadas a um maior consumo de bebidas alcoólicas. Especialistas explicam o que acontece no nosso corpo para sentirmos ressaca e como evitar esses sintomas.
Um treinador da bola, um spin doctor (que até sabe de política), um médico, um taxista e vários outros especialistas têm uma série de conselhos ao novo líder do PSD.
Lavar as mãos é fundamental, assim como comer alimentos bem lavados e cozinhados. Além dos cuidados de higiene, quatro especialistas contactados pela SÁBADO explicam-lhe como deve agir caso o surto chegue a Portugal.
Utilizou um autoteste e testou positivo? Não é obrigatório ligar à Linha SNS24, havendo outras opções. E médicos pedem que evitem ida ao hospital sem sintomas, ou com sintomas leves.
O Natal arrasou a Linha SNS24, com milhares e milhares de chamadas a ficar por atender. Níveis de testagem são bons, mas o seguimento está a falhar.
Foi na Póvoa de Varzim que Portugal chegou aos 4 milhões de vacinas. É um marco importante de um processo de vacinação que está atrasado, mas promete acelerar e demonstra adesão da população
Alemanha, Áustria e França já começaram a recomendar o uso de duas máscaras quando não está garantido o distanciamento social. Por cá, ainda não há alterações oficiais às recomendações, mas Rui Nogueira, especialista em medicina geral e familiar, diz que devia ser recomendado até usar dentro de casa.
Fazem o teste e seguem com a sua vida normal. São apanhados na esplanada do café, às compras no supermercado ou a trabalhar em balcões de atendimento ao público.
O último Rt em Portugal foi calculado em 1,09, sendo de 1,18 na região norte, de 1,14 na região Centro, 1,02 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 0,86 no Alentejo e 1,15 na região do Algarve.
Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar chama a atenção para a sobrecarga de trabalho dos médicos de família e para a falta de recursos nas unidades. Sugere contratos provisórios de tarefeiros, como acontece nos hospitais.