Covid-19

Usar duas máscaras na rua? Sim e, já agora, usar também uma em casa

Usar duas máscaras na rua? Sim e, já agora, usar também uma em casa
Ana Bela Ferreira 26 de janeiro

Alemanha, Áustria e França já começaram a recomendar o uso de duas máscaras quando não está garantido o distanciamento social. Por cá, ainda não há alterações oficiais às recomendações, mas Rui Nogueira, especialista em medicina geral e familiar, diz que devia ser recomendado até usar dentro de casa.

As novas variantes mais transmissíveis e o aumento de novos casos levaram alguns países a alterar as recomendações em relação ao uso de máscaras. França, Alemanha e Áustria proibiram o uso de máscaras caseiras ou ainda decretaram o uso de máscaras FFP2 em espaços públicos onde não é possível manter o distanciamento. Isto porque estas máscaras - que por cá tem uso recomendado apenas para os profissionais de saúde - bloqueiam até 90% das partículas, enquanto que as máscaras sociais bloqueiam cerca de 60%.

Certo é que continuam a ser um instrumento fundamental para evitar a propagação do vírus na comunidade. E que dada a situação pandémica em Portugal, até levam Rui Nogueira, ex-presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, a defender que se usem duas máscaras em supermercados, transportes públicos e outros espaços onde não exista distanciamento, mas que se use uma máscara também em casa, nas 48h após se ter ido à rua.

Qual a vantagem de usar duas máscaras ou uma FFP2?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Opinião Ver mais