Dácio, o Barão Vermelho, 2ª parte: comunista e rico
A vida de Ricarte-Dácio de Sousa entre a elite cultural lisboeta, nos anos antes do crime sangrento em que matou a mulher, o filho e a gata.
A vida de Ricarte-Dácio de Sousa entre a elite cultural lisboeta, nos anos antes do crime sangrento em que matou a mulher, o filho e a gata.
Segundo relatórios recentes da Organização Internacional do Trabalho, o calor excessivo é a causa de mais de 22,85 milhões de lesões de trabalhadores em todo o mundo.
A doença não tem só uma carga emocional, representa uma grande perda de rendimento para as famílias. Há quem se endivide e peça ajuda – até para comer.
Eliminam a sensação de fome e estão a revolucionar o tratamento da obesidade e de outras doenças crónicas provocadas pelo excesso de peso. Apesar de ter sido o primeiro país da Europa a declarar a patologia como uma doença crónica, Portugal ainda não comparticipa estes fármacos. Um erro e uma injustiça, defendem os especialistas.
Usualmente, a hipertensão arterial só é grave e causa problemas de saúde quando permanece elevada durante um longo período, ou quando aumenta muito subitamente.
Os médicos do hospital Gemelli, em Roma, referiram que o Papa vai enfrentar um período de convalescença de pelo menos dois meses. Durante os quais deve ainda estar sujeito a oxigénio e realizar exercícios respiratórios, explica Tiago Alfaro, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
A fotografia é tirada por trás e mostra o Papa Francisco usando uma estola roxa, sentado numa cadeira de rodas em frente a um altar.
Diversas Sociedades médicas, incluindo a Sociedade Portuguesa de pneumologia e outras cinco, recomendam medidas preventivas contra o Vírus Sincicial Respiratório para reduzir hospitalizações e proteger grupos de risco.
Os especialistas acreditam que as atualizações mais recentes sobre o estado de saúde do Papa Francisco podem indicar uma "perspetiva de tratamento eficaz da pneumonia bilateral". No entanto, há outros fatores a ter em conta para a alta hospitalar.
Além de ser fundamental reduzir o excesso de peso para um índice de massa corporal inferior a 25 Kg/m2, temos sobretudo de mudar os hábitos alimentares para reduzir a resistência à insulina.
"A ligeira insuficiência renal detetada nos últimos dias passou", refere um relatório médico emitido pelo Vaticano.
Insuficiência renal foi resolvida e o Papa Francisco continua a receber oxigénio, apesar de não ter passado por mais crises respiratórias.
Francisco continua hospitalizado há já mais de uma semana e luta contra uma pneumonia bilateral, contudo, o seu estado de saúde registou uma “ligeira melhoria”, avançou o Vaticano.
Luís Rocha explicou que a questão da insuficiência renal associada à pneumonia "não é mais do que a agressividade da terapêutica a que o Papa está a ser submetido".
O Papa, de 88 anos, foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro, na sequência de uma pneumonia nos dois pulmões e teve uma crise respiratória na sexta-feira, agravando o seu estado de saúde.
Informações do Vaticano apontam que Francisco continua desperto e com reforço de oxigénio.