Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Os condes donos do Martim Moniz

A 12ª Condessa deixou uma fortuna que, só no Alentejo, tinha mais de 50 propriedades. Ainda hoje se disputa a propriedade de um antigo cinema lisboeta, que, entre os herdeiros, tem vários Câmara Pereira e um nobre desaparecido.

Ana Taborda

O poder e a fortuna dos Duques de Palmela

Perseguidos pelo Marquês de Pombal, chegaram a ser a família mais rica do País – com um casamento que envolveu acusações de rapto e tentativas de suborno. Um dos descendentes do I duque levou a Rainha Isabel II a conhecer a Arrábida. Outros cruzaram os seus nomes com Espírito Santo, Soares Franco e Van Zellers.

Ana Taborda

A vida de luxo da última família real portuguesa

Mesmo depois de exilado, D. Manuel II tinha 17 criados e uma casa com um campo de golfe e outro de ténis. O pai, D. Carlos, mandava servir almoços “ligeiros” de 10 pratos e a avó, D. Maria Pia, punha oito homens a carregar um piano a pé por 40 quilómetros.

Marco Alves

A irmã do rei e Salazar: “O telefone do meu quarto tem o número 842021”

Durante 28 anos, Filipa de Bragança combinou encontros com Salazar, pediu favores para amigos, para a Casa Real e para D. Duarte Pio. As cartas que escreveu ao ditador revelam uma grande cumplicidade e intimidade (inclusive com indicações para ele lhe ligar para o quarto às 23h), e quando Salazar morreu tentou desesperadamente reavê-las. O que se passou entre os dois?

6

Os vícios privados das figuras ilustres de Portugal

Humberto Delgado elogiou Hitler, Aquilino Ribeiro poderá ter participado no regicídio: estão no Panteão Nacional. Na imagem histórica de muitas figuras marcantes – mesmo os que lá não estão – ficam de fora falhas e crimes. Mas a verdade é que Pessoa escreveu frases racistas e defendeu a escravatura e Teixeira Gomes casou com uma adolescente de 14 anos.

Susana Lúcio

Como foi o último casamento real português

O herdeiro da coroa portuguesa, D. Carlos, casou-se no dia 22 de Maio de 1886 com a princesa francesa D. Amélia e as festas em Lisboa duraram oito dias. Mas a tragédia, que ditou o futuro do casal, também marcou presença no enlace.

Pedro Jorge Castro

As mulheres que o Estado mandou matar

Mataram com espingardas, com facas ou com veneno. Os tribunais condenaram-nas a morrer na forca, no garrote ou degoladas. Uma delas foi absolvida 22 anos depois

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.