Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
14 de dezembro de 2023 às 20:00

O debate no PS

Quais são as condições do PS para viabilizar um governo PSD e evitar a chantagem do Chega? Acabará por ser uma forma qualquer de Bloco Central que, para ter sentido, tem de garantir duração e sustentabilidade.

Confesso o meu pouco interesse pelo debate dos candidatos do PS. Já as condições das duas candidaturas para uma política de alianças para um PS minoritário, quer como primeiro, quer como segundo, seriam muito mais interessantes de discutir. Como vai lidar Carneiro com um apoio a um PSD como primeiro partido, mas dependente dos votos do Chega? Quais são as condições do PS para viabilizar um governo PSD e evitar a chantagem do Chega? Acabará por ser uma forma qualquer de Bloco Central que, para ter sentido, tem de garantir duração e sustentabilidade. Hoje, nas condições actuais, isso é quase impossível. Do mesmo modo, como vai Pedro Nuno Santos ultrapassar a agressividade da política externa do PCP, em particular na Ucrânia? E o que é que dará aos partidos fragmentados da esquerda, ao Livre, ao Bloco, ao PAN, tanto mais que tudo indica que o número de deputados do PCP vai ser muito pequeno? Se a discussão enunciasse estas mais que prováveis realidades pós-eleitorais seria muito mais esclarecedora, mas todos querem manter uma hipotética margem de manobra à custa da transparência do voto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.