Sábado – Pense por si

Portugal a preto e branco: regresso ao passado em 173 fotos

Raquel Lito
Raquel Lito 23 de setembro de 2025 às 23:00

As duas vidas do Padrão dos Descobrimentos, como era a Mocidade Portuguesa ou as lavadeiras do Douro. O historiador Gonçalo Farlens passa em revista os momentos mais marcantes do nosso País durante o século XX.

Enquanto os turistas tiram as habituais selfies e uma mulher canta covers à sombra do Padrão dos Descobrimentos, o jovem historiador Gonçalo Farlens lembra as duas vidas do monumento à beira-Tejo. Numa primeira fase, em 1940, o ex-líbris de Lisboa, assinado pelo arquiteto Cottinelli Telmo e pelo escultor Leopoldo de Almeida, assumiu a versão temporária em gesso e madeira para a Exposição do Mundo Português (para glorificar o Estado Novo). Era o ponto alto d’A Lagoa das Diversões, com visitantes a fazerem atividades náuticas como passeios de gaivotas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Médicos que ganham fortunas

Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais