Sábado – Pense por si

Seis bisnetos de Eça entregam providência para travar ida para o Panteão

Margarida Davim
Margarida Davim 19 de setembro de 2023 às 15:45

Seis dos 22 descendentes vivos de Eça de Queiroz entregaram esta terça-feira uma providência cautelar para impedir a trasladação do corpo do escritor para o Panteão Nacional, marcada para dia 27.

O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, já enviou os convites para a cerimónia de concessão de honras de Panteão Nacional a Eça de Queiroz, mas o evento marcado para dia 27 às 11 horas pode não acontecer. A decisão está agora nas mãos os juízes do Supremo Tribunal Administrativo de Lisboa, no qual foi interposta esta terça-feira uma providência cautelar por seis dos 22 descendentes vivos do escritor.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro