
Hamas divulga vídeo de dois reféns israelitas mantidos em Gaza
O vídeo, com mais de três minutos e meio, mostra um refém num carro a viajar entre edifícios destruídos, pedindo a Netanyahu que não realize a ofensiva militar israelita contra Gaza.
O vídeo, com mais de três minutos e meio, mostra um refém num carro a viajar entre edifícios destruídos, pedindo a Netanyahu que não realize a ofensiva militar israelita contra Gaza.
A atriz israelita encontrou-se com familiares de reféns que continuam em cativeiro na Faixa de Gaza, num momento em que se intensifica a campanha a pressionar Israel para que consiga a sua libertação.
O Hamas divulgou, no sábado, um vídeo do refém israelita Evyatar David, visto pela última vez em fevereiro, visivelmente debilitado, no vídeo estava também escrita a frase "Eles comem o que nós comemos".
Iair Horn apela à comunidade internacional para que pressione o Hamas a libertar o seu irmão e outros reféns em Gaza, enquanto negociações entre Israel e Hamas estão paralisadas.
Edan Alexander falou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, durante a sua estadia no hospital Ichilov, para onde foi levado após ter sido libertado.
Edan Alexander foi libertado pelo Hamas na segunda-feira, depois de um cativeiro que começou a 7 de outubro de 2023. O Hamas falou em gesto de boa fé com os EUA, Israel de uma resposta à pressão dos ataques de Telavive.
A libertação pode levar a novas conversações para o cessar-fogo na região.
George Glezmann, um mecânico de aviões de Atlanta, é o terceiro detido norte-americano a ser libertado pelos talibãs desde janeiro.
Um alto funcionário do Hamas disse que as conversações sobre a segunda fase do cessar-fogo, há muito adiadas, terão de começar no dia da libertação e durar no máximo 50 dias.
Para a IL, "o país está refém de líderes partidários taticistas, incapazes de construir soluções".
O primeiro-ministro de Israel pediu desculpa a um refém por ter demorado a garantir a sua libertação. Netanyahu acrescentou que aprecia muito a maneira "corajosa" como o refém contou a sua experiência.
O último refém foi libertado na Cidade de Gaza e não teve direito a uma cerimónia pública. Até ao momento não são conhecidas as motivações que levaram a esta decisão de última hora.
Michael Levy, irmão do refém libertado este sábado e que tem ligações a Portugal, confessou que a notícia da libertação foi uma surpresa total, destacando que, ao longo deste período, a família viveu um "pesadelo". Este sábado aconteceu a quinta troca de reféns israelitas por prisioneiros palestinianos.
Representantes legais de Or Levy "solicitaram à Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa que instruísse o processo com urgência", em novembro de 2023.
Entre os reféns está Or Levy, 34 anos, um cidadão com ligações a Portugal que foi raptado no festival de música Nova durante o ataque sem precedentes do Hamas em território israelita, a 07 de outubro de 2023.
O refém com cidadania portuguesa, o luso-franco-israelita Ofer Calderon, estava entre os três prisioneiros do Hamas este sábado, 01, entregues às autoridades israelitas.