
A escola que conta impacto (e não apenas anos)
Pela pena de João Duque, presidente do ISEG, vamos à descoberta de uma escola que ajudou a transformar o País, ganhou selo internacional e está na linha da frente do ensino da economia e da gestão
Pela pena de João Duque, presidente do ISEG, vamos à descoberta de uma escola que ajudou a transformar o País, ganhou selo internacional e está na linha da frente do ensino da economia e da gestão
Em contexto laboratorial, comprova-se que alguns médiuns acedem a informações sobre pessoas falecidas. A experiência é relatada à SÁBADO pelo neurocientista Nuno Sousa, coordenador científico do documentário "Para Além do Cérebro" (RTP). A intenção é levar a série sobre as várias dimensões da mente humana para o streaming.
O novo secretário-geral da FENPROF explica porque convocaram uma greve às provas ModA, sublinha que o número de alunos sem professores não é conhecido por motivos políticos, e que é urgente tornar a profissão cativante.
O que falta para encher o resto do copo é, por um lado, preservar as conquistas do projeto europeu relativamente à paz, ao progresso e à prosperidade e, por outro, encontrar a unidade e a ambição para fazer o que ainda não foi feito.
Fernando Alexandre pediu uma leitura mais cuidada dos rankings para que se evitem comparações entre escolas com alunos de "um certo contexto socioeconómico muito favorecido" com outras que não conseguem, por exemplo, "fixar professores".
Este é o 25.º ano em que são conhecidos 'rankings', que passaram a ter várias análises de dados, que vão além da clássica lista de estabelecimentos de ensino ordenados tendo em conta apenas a média dos alunos nos exames nacionais.
Investigador na área da prevenção e combate à corrupção, escreveu um livro para esmiuçar o fenómeno para o grande público e explicar por que é que Portugal está tão mal classificado nos rankings internacionais.
A psicóloga clínica explica como a síndrome de impostor pode ser incapacitante, tanto para homens como para mulheres, embora seja mais prevalente nestas últimas. Aponta o dedo a uma sociedade que não aceita o erro e lembra que tudo começa numa perceção pessoal que se vai transformando numa verdade.
Montenegro repetiu que "Portugal é um dos países mais seguros do mundo": "Mas não é apenas dizendo-o que nós vamos continuar a ser, é tendo ações tendentes a evitar que aconteça em Portugal o que já aconteceu noutros países".
Desde Jardel, há mais de 20 anos, que não se via um fenómeno destes em Portugal. O avançado do Sporting é o maior goleador do mundo em 2024 e surge nos rankings a par de estrelas como Cristiano Ronaldo, Messi, Peyroteo, Eusébio ou Pelé.
Hoje, a formação executiva emerge como um diferencial decisivo para os líderes. Em vez de apenas experiência, as empresas procuram competências robustas e uma mentalidade adaptável que permita aos profissionais enfrentarem os desafios do mundo dos negócios.
Com uma oferta formativa diversificada e parcerias internacionais, a FEP atrai executivos de todo o mundo e ajuda-os a revolucionar as suas carreiras
Lisboa lidera, com €25,3 milhões na cobrança dos primeiros sete meses do ano. Albufeira entra agora na corrida e alguns hóspedes discordam.
Em comunicado o movimento defende que "apenas com ações concretas e políticas eficazes" será possível que "os jovens portugueses desempenhem plenamente o seu papel na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável".
Testes de aferição depois do fim das aulas e classificações com frases do género “o aluno (não) conseguiu, mas…” só serviram para desvalorizar as provas de Matemática e Português. E não tem de ser assim quando se quer melhorar a Escola Pública.
Péter Magyar, 44 anos, divorciou-se duas vezes: da mulher, a ex-ministra no centro de um escândalo, e do partido Fidesz a que pertenceu, e do qual se transformou no maior adversário. Conseguirá agora derrotar Orbán?