'Pais helicóptero' dão origem a filhos inseguros? "As crianças precisam de correr riscos"
A psicóloga Laura Sanches diz à SÁBADO que o excesso de zelo pode ter consequências negativas no desenvolvimento das crianças.
A psicóloga Laura Sanches diz à SÁBADO que o excesso de zelo pode ter consequências negativas no desenvolvimento das crianças.
Os dias curtos criam uma melancolia que permite parar e pensar no que pode mudar. “Aceitar a tristeza é um ato de coragem e não uma fraqueza”, garante a psicóloga Gina Tomé.
A plataforma chinesa Shein anunciou que tinha intenção de partilhar com as autoridades os dados dos compradores das bonecas sexuais infantis que estão sob investigação. Mariana Moniz, psicóloga clínica e forense, explica que nestes casos "é provável estarmos perante pessoas com alguma parafilia [perturbações sexuais]".
A psicóloga investiga sobre a violência sexual e defende que ainda não fizemos justiça às vítimas de Tomás Taveira. E que precisamos de incluir os homens neste tema. Alerta para um retrocesso com o surgimento da manosfera e para a radicalização através das redes sociais
Psicóloga denuncia casos em que as escolas estão a passar canções sexuais nos seus eventos e alerta para o impacto que as mesmas podem ter na vida das crianças. Lançou uma petição para acabar com o fenómeno e já conta com mais de 10 mil assinaturas.
A psicóloga Cátia Silva explica que os companheiros de quatro patas podem reduzir stresse e ansiedade. Por outro lado, alerta para uma dimensão "menos falada" e "muitas vezes desvalorizada": a perda e o luto.
É verdade que são mais propensos ao sofrimento e por isso especialmente vulneráveis, alerta a psicóloga Melanie Tavares. É preciso pais e escolas estarem atentos e não porem tudo "no saco da adolescência".
Estação acusa-a de invadir instalações e captar imagens. “Queixa é mentirosa”, diz a psicóloga.
Estudo realizado em turmas do 7º ao 11º ano identificou uma epidemia silenciosa de jovens que se magoam para mascarar sofrimento emocional. “É quase como se a dor física fosse mais suportável do que a dor mental”, diz a autora do estudo, a psicóloga Maria de Jesus Candeias
Novo estudo sobre a violência no namoro alerta para a preocupante aceitação do ciúme. Mais de 40% dos jovens validam a violência sexual e psicológica. É preciso mudar as mentalidades, defende a psicóloga Susana Costa-Ramalho.
A parentalidade não tem livro de instruções e, mesmo que existisse, permaneceriam dúvidas e inquietações, diz a psicóloga Catarina Perpétuo. A especialista lançou recentemente um livro para ajudar os pais a compreenderem melhor os filhos. Uma dica? Comece por olhar primeiro para si.
Na fase do choque, "há que validar a dor da perda, dar espaço e não tentar consolar com uma lógica, porque não há lógica. Basta acompanhar em silêncio porque isso já é cuidado", explica Cátia Silva, psicóloga que trabalha com casos de luto.
Susana Dias Ramos quer acabar com mitos e preconceitos em relação à sexualidade feminina. Defende que uma boa relação com o corpo aumenta a autoestima e a confiança.
A psicóloga clínica teve um trauma na infância e parte da sua experiência para ajudar adultos e crianças a superarem estas situações. Num livro publicado recentemente fala da importância de não minimizar o sofrimento, nem usar o discurso "isso depois passa". E dá dicas de como procurar ajuda.
Psicóloga lançou o livro “Como reconstruir um coração partido?”, em que partilha dicas para ultrapassar o fim de uma relação.
Um coração pode partir-se em qualquer idade. A maior dificuldade é fazer o processo de luto e na era das redes sociais, a tendência para superar é arranjar logo outro amor. Mas essa não é a solução, explica a psicóloga, que tem um novo livro cheio de exercícios que ajudam a reconstruir um coração partido.