Sábado – Pense por si

Rita Rato Nunes

Espanha. A teia de corrupção do PSOE

“Grupo do Peugeot”, que ajudou a promover Sánchez, tornou-se non grato. Escutas a um alto dirigente, antigo ministro e assessor acendem escândalo de corrupção, peculato e tráfico de influências.

Ventos de Oeste

O indispensável primado da soberania das leis da República

Será que existe respeito pelas mulheres quando, perante a evidente falência do sistema judiciário no seu todo - logo, também do sistema judicial - em proteger a vida e a integridade física e mental das vítimas de violência em ambiente familiar (maioritariamente mulheres e crianças) e das vítimas de violência de género, nada se faz para alterar essa situação?

Papa Francisco
Susana Lúcio

Dez histórias da autobiografia do papa Francisco

O livro Esperança conta episódios da família e da infância do papa argentino que conviveu com prostitutas, esmurrou um colega de escola e ajudou na fuga de opositores durante a ditadura.

Marco Alves

Eça de Queiroz: a vida privada de um génio

As roupas extravagantes, as viagens exóticas, os hotéis mais luxuosos, os grandes jantares, as mulheres proibidas e as mais fáceis. Eça gostava do melhor que a vida podia oferecer. Ganhava bem, gastava ainda mais, acumulava dívidas, pedia dinheiro e favores. Rejeitado pela mãe, construiu uma família unida. Na semana em que os seus restos mortais são transladados para o Panteão, esta é a sua história pessoal.

Lucília Galha

O padre que salva famílias da máfia

Luigi Ciotti não é um clérigo vulgar: não usa a gola branca, prefere trabalhar na rua do que numa paróquia e já resgatou 50 mulheres da organização criminosa. Pela sua obra, conseguiu o apoio do Vaticano.

Susana Lúcio

O motim sangrento por um padre que matou duas mulheres

Durante cinco dias, a população de Lourosa impediu a saída de Damião Bastos. Irritada com a resistência popular, a Igreja pediu intervenção e o Estado Novo ordenou à GNR que disparasse para matar sobre a população. Morreram duas mulheres.

Vanda Marques

Os mistérios sobre a vida de Luís Vaz de Camões

Não se lhe conhece a letra, tão-pouco a cidade onde nasceu. Existem oito documentos e quatro cartas que ajudam a resolver o enigma. Boémio, arruaceiro, com uma memória e cultura prodigiosa, era um apaixonado que morreu pobre. Saiba o que os investigadores descobriram sobre como viveu.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h