
Benfica no julgamento de Rui Pinto: "O arguido é um pirata informático"
Já arrancou o julgamento em que Rui Pinto responde por 241 crimes relacionados com o acesso a emails do Benfica e de outras entidades.
Já arrancou o julgamento em que Rui Pinto responde por 241 crimes relacionados com o acesso a emails do Benfica e de outras entidades.
Juízes desembargadores confirmaram condenação do pirata informático pelos crimes de extorsão na forma tentada, violação de correspondência e acesso ilegítimo. Decidiram também devolver vários dispositivos ao hacker e anular a indemnização de três mil euros à Doyen Sports Investments.
Em resposta à contestação apresentada pelo pirata informático no processo em que é acusado, entre outros crimes, pela intrusão e roubo dos emails do clube, os advogados do Benfica dizem que o hacker “agiu motivado por interesses puramente pessoais”.
Quando era diretor do DCIAP, o atual procurador-geral da República foi uma das vítimas de Rui Pinto. Os seus emails, bem como os da antiga PGR, Joana Marques Vidal, de magistrados do MP, advogados e responsáveis de clubes foram entregues pelo pirata informático às autoridades francesas, alemãs e belgas.
Entre as 30 testemunhas arroladas pela defesa do pirata informático no processo do acesso aos emails do Benfica estão ainda políticos, advogados e ativistas pela transparência e direitos humanos.
Na contestação entregue ao tribunal que o vai julgar pelo acesso aos emails do Benfica, de empresas de Isabel dos Santos, advogados e de outras entidades, o pirata informático pede a nulidade de provas, a prescrição de prazos e contesta a qualificação jurídica da maioria dos 242 crimes informáticos pelos quais vai responder. O julgamento começa a 13 de janeiro.
Pirata informático deixou mensagem na rede social X. Benfica SAD, Luís Filipe Vieira e Paulo Gonçalves foram acusados no caso.
Roubo dos emails do Benfica, intrusão na caixa de correio eletrónico de juízes e procuradores e ataque ao Estado são alguns dos crimes imputados ao pirata informático num novo inquérito – e haverá mais a caminho.
O pirata informático teve acesso a vários dados internos da empresa que já avisou as autoridades sobre a quebra de segurança.
Clube reclamou da rejeição do recurso que contesta o perdão de crimes do pirata informático. Prazos da suspensão desses processos só terminam no verão de 2022.
Pirata informático e fundador do Football Leaks pode ajudar a esclarecer pagamentos feitos por patrocinadores.
Pirata informático recordou tweet escrito quando Vieira foi ouvido no Parlamento, na qualidade de dono da Promovalor, uma das grandes devedoras do Novo Banco.
Pirata informático tinha escrito no Twitter "uma dica": os fabricantes de automóveis em Portugal têm dados de circulação dos seus carros. Numa indicação ao caso do acidente do ministro da Administração Interna. Ministério do Mar partilhou esse tweet. Rui Pinto brincou que era indireta para "alguém a meter água" no Governo.
Margarida Alves preside também ao coletivo de juízes que atualmente está a julgar o 'pirata' informático Rui Pinto, no processo 'Football Leaks'.
No julgamento do pirata informático o inspetor-chefe Rogério Bravo garantiu que o criador do Football Leaks fundou também o site que divulgou os emails do Benfica.
O clube diz que o MP não podia suspender o inquérito em que o hacker estava indiciado por acesso ilegítimo sem o seu consentimento. Se a Relação concordar, o pirata informático poderá enfrentar uma nova acusação.