Sábado – Pense por si

Emails de Amadeu Guerra nas mãos de autoridades europeias

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 30 de outubro de 2024 às 23:00

Quando era diretor do DCIAP, o atual procurador-geral da República foi uma das vítimas de Rui Pinto. Os seus emails, bem como os da antiga PGR, Joana Marques Vidal, de magistrados do MP, advogados e responsáveis de clubes foram entregues pelo pirata informático às autoridades francesas, alemãs e belgas.

Assim que Rui Pinto aceitou desencriptar os discos externos que lhe foram apreendidos quando foi detido na Hungria, em troca do fim da sua prisão preventiva e da garantia de que o conteúdo daqueles não seria usado contra si, uma das principais preocupações da Polícia Judiciária (PJ) e do Ministério Público (MP) foi impedir que a informação que lá estava disponível saísse do controlo das autoridades portuguesas – apesar de esses dados não poderem ser utilizados como prova em processos-crime por terem sido obtidos ilicitamente.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.