Cinco presidentes, 43 candidatos e mais de 49,84 milhões de votos
Desde as presidenciais de 1976, os eleitores puseram nas urnas 49,84 milhões de votos. A eleição em que participaram mais eleitores, em termos absolutos, foi a de 1986.
Desde as presidenciais de 1976, os eleitores puseram nas urnas 49,84 milhões de votos. A eleição em que participaram mais eleitores, em termos absolutos, foi a de 1986.
Pelo menos 10 dirigentes e militantes locais, ou os seus filhos e irmãos, entraram nos quadros da função pública através da autarquia liderada por Frederico Rosa.
O 16.º Presidente da República é o próximo retratado na coleção Pequenas Biografias. Isabel Tavares explica o que o distinguia de Soares, o que o unia a Otelo e fala sobre o "fim inglório" que teve na política nacional.
O fundador do CDS é o próximo retratado na coleção Pequenas Biografias. Como evoluiu o seu pensamento político, as relações com Sá Carneiro e Mário Soares e a aproximação a José Sócrates e ao PS.
"Serviu Portugal na investigação, no trabalho académico, que incentivou, que concebeu, que concretizou com sucesso, em domínios fundamentais para a compreensão do mundo, das relações internacionais, das instituições internas e da inter-relação entre as instituições e as sociedades", frisou o chefe de Estado.
Passou, por uma unha negra, do governo Pintasilgo para o de Sá Carneiro. Cavaco bateu com a caneta na mesa de entusiasmo - quando lhe disse que podia avançar com o 14º mês para os pensionistas. Irritou o “presunçoso” senhor Thomsen da troika. E deu-se bem com Moedas, para quem perdeu o lugar de comissário que o seu amigo Juncker lhe reservara.
O que deu à Aliança Democrática original tanto sucesso que ainda hoje a restauram? Quem a viveu explica: muita química e algum Hondt.
Num índice que mede o poder e a influência política das mulheres, só os países nórdicos ficam à frente de Portugal. Mas os números sobre trabalho mostram desigualdade salarial, pobreza e precariedade no feminino.
Não está nas propostas que Francisco Rodrigues dos Santos tornou públicas e foi confrontado com isso por Rui Tavares. Mas o centrista garante que estava já previsto numa versão alargada de propostas.
E agora terão de sair. Este é pelo menos o desejo do CDS e do Livre. Num debate muito centrado em diferenças religiosas e ideológicas, Rui Tavares e Francisco Rodrigues dos Santos equilibraram-se. Mas um acabou por vencer
Pode um só juiz piorar (ainda mais) a imagem da justiça, em apenas três horas? Pode. Ivo Rosa conseguiu e há provas. Podem as empresas continuar a discriminar as mulheres no acesso a horários flexíveis? Podem. Mas em regra a história não acaba bem. Até os chefs já perceberam isso.
Enfermeiras, assistentes em lares e trabalhadoras de centros comerciais. São estas as profissionais que mais pedem para trabalhar a horas diferentes do que as empresas pretendem. Todos os pedidos que chegam à CITE são de pessoas que têm filhos ou que trabalham por turnos. A maior parte vê o seu pedido ser recusado.
A ex-candidata presidencial decidiu entregar os donativos que sobraram da campanha, avaliados em 31 mil euros, à Associação "Continuar para Começar", para promover o jornalismo de investigação independente.
Em causa está a empresa 'Footlab', que alegadamente é do atual vice-presidente dos encarnados.
Por limite de idade, Sampaio da Nóvoa foi exonerado do cargo de representante permanente de Portugal junto da UNESCO, agência para a educação, ciência e cultura das Nações Unidas.
Influenciou líderes, andou em campanha, mexeu-se nos bastidores, mas não foi a fazer política que marcou o País: foi a escrever sobre ela e sobre os portugueses, com acidez e lucidez inéditas. Chamaram-lhe o pessimista do regime. Ele preferia realista.