Sábado – Pense por si

A sorte dá muito trabalho

Portugal tem escapado às grandes vagas de terrorismo internacional e manteve-se na lista dos países mais seguros do mundo. Há quem acredite que é sorte ou que nada acontece por cá. Mas a sorte dá muito trabalho a quem zela todos os dias pela nossa segurança.

Susana Lúcio e Nuno Tiago Pinto

Papa Francisco, todos os segredos da visita a Portugal

Os cinco cadeirões e as vestes do Santo Padre, os discursos dos responsáveis de associações e o helicóptero que o levará a Fátima tiveram de ser aprovados pela Santa Sé. A segurança do Papa exigiu 200 reuniões das autoridades e todas as pessoas que estarão perto do chefe da Igreja foram investigadas e credenciadas.

Nuno Tiago Pinto

As operações clandestinas dos espiões portugueses

A intervenção do SIS para recuperar o computador de Frederico Pinheiro trouxe para a ribalta a atuação dos oficiais de informações do SIS. Treinados para realizar operações clandestinas, os agentes dos “serviços” atuam na fronteira da legalidade – ou mesmo ultrapassando-a, segundo relatos de ex-responsáveis.

Alexandre R. Malhado

Risco de imigração ilegal na JMJ

Embaixadas da Índia e do Paquistão estão sem mãos a medir para os pedidos de visto no âmbito do evento católico. As autoridades admitem que o esquema está identificado.

Lusa

Criminalidade violenta e grave aumenta em 2022

O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2022 foi hoje analisado no Conselho Superior de Segurança Interna. Entre os crimes que mais subiram constam o roubo na via pública e roubo por esticão, a violência doméstica, criminalidade grupal e delinquência juvenil.

Márcia Sobral

Tudo o que precisa de saber sobre os últimos meses do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras voltou a ser adiada, pela terceira vez. A decisão foi comunicada pelo Ministro da Administração Interna após a reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana