
O legado dos últimos três Papas
João Paulo II contribuiu para o fim do comunismo, Bento XVI investigou abusos sexuais e corrupção no Vaticano e Francisco abriu a Igreja a todos.
João Paulo II contribuiu para o fim do comunismo, Bento XVI investigou abusos sexuais e corrupção no Vaticano e Francisco abriu a Igreja a todos.
O papamóvel foi doado pelo presidente da Autoridade Palestiniana na visita de Francisco em 2014, e agora vai dar apoio médico a crianças em Gaza afetadas pelo bloqueio de ajuda humanitária e os ataques israelitas.
As cerimónias começaram às 9h na Basílica de São Pedro, onde se juntaram 400 mil pessoas. Depois, o caixão do jesuíta argentino seguiu num cortejo até à Basílica de Santa Maria Maior, a bordo do papamóvel. O percurso de seis quilómetros foi feito em meia hora, sob um banho de multidão.
Em 2017, canonizou os Pastorinhos e em 2023, já em cadeira de rodas, voltou ao santuário e admirou-se com a alegria e a fé de 1,5 milhões de fiéis na Jornada da Juventude.
Na sua mensagem pascal, na qual recordou "as vítimas de tantos conflitos em curso no mundo, a começar pelos de Israel e da Palestina, e da Ucrânia", e pediu que "Cristo ressuscitado abra um caminho de paz para as populações sofredoras destas regiões".
Papa Francisco preside à última missa da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa. Será concelebrada por cerca de 700 bispos e 10 mil padres.
"Uma Mãe tem sempre o coração aberto, para todos os filhos, todos, todos, todos, sem exceção", disse Francisco depois de ter largado o discurso previsto.
Francisco está em Fátima para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia, e recitar o terço com jovens deficientes e reclusos.
O líder da Igreja Católica esteve como peregrino na sessão, que durou uma hora e meia, acompanhada por músicas interpretadas por elementos do coro e da orquestra da JMJ.
Esta cerimónia, que terá a duração estimada de uma hora e meia, responde ao apelo que o Papa Francisco fez aos jovens do mundo inteiro, para que se juntassem em Lisboa celebrando a fé.
Aura Miguel esteve em todos os encontros de jovens, menos no primeiro. Acompanhou três Papas diferentes, pelos cinco continentes, ao longo de 30 anos. A SÁBADO recolheu as maiores peripécias da história do evento que Lisboa está prestes a receber.
Marcas automóveis criam modelos exclusivos para transportar o Papa, apostando numa forma de autopromoção sem encargos financeiros.
O Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna revela que uma equipa passou uma semana com o Papa em Roma e que todos os que vão estar com Francisco tiveram de obter credenciação de segurança.
Os cinco cadeirões e as vestes do Santo Padre, os discursos dos responsáveis de associações e o helicóptero que o levará a Fátima tiveram de ser aprovados pela Santa Sé. A segurança do Papa exigiu 200 reuniões das autoridades e todas as pessoas que estarão perto do chefe da Igreja foram investigadas e credenciadas.
O Papa sofre de problemas crónicos no joelho que o impedem de estar de pé durante muito tempo, devido às dores.
Pontífice está em Moçambique e participou num encontro com jovens no Pavilhão Maxaquene, em Maputo.