Sábado – Pense por si

O legado dos últimos três Papas

Susana Lúcio
Susana Lúcio 14 de maio de 2025 às 23:00

João Paulo II contribuiu para o fim do comunismo, Bento XVI investigou abusos sexuais e corrupção no Vaticano e Francisco abriu a Igreja a todos.

Os últimos três Sumo Pontífices foram líderes num mundo que sofreu grandes mudanças políticas, sociais e económicas, desde o fim da Guerra Fria até à evolução tecnológica que tornou a vida mais rápida. “Isto propiciou a proliferação de conflitos regionais – a guerra partida aos bocados, como dizia o Papa Francisco”, explica Paulo Fontes, diretor do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica de Lisboa. Saiba que marcas deixou cada um depois de anos de liderança.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro