Sábado – Pense por si

O legado dos últimos três Papas

Susana Lúcio
Susana Lúcio 14 de maio de 2025 às 23:00

João Paulo II contribuiu para o fim do comunismo, Bento XVI investigou abusos sexuais e corrupção no Vaticano e Francisco abriu a Igreja a todos.

Os últimos três Sumo Pontífices foram líderes num mundo que sofreu grandes mudanças políticas, sociais e económicas, desde o fim da Guerra Fria até à evolução tecnológica que tornou a vida mais rápida. “Isto propiciou a proliferação de conflitos regionais – a guerra partida aos bocados, como dizia o Papa Francisco”, explica Paulo Fontes, diretor do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica de Lisboa. Saiba que marcas deixou cada um depois de anos de liderança.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.