Sábado – Pense por si

Editorial

A política e a escolha do mal menor

O mundo precisa que o multilateralismo funcione. Que o Conselho de Segurança volte a ser um fórum cujos membros consigam entender-se para mediar e resolver conflitos internacionais e não apenas um grupo de países que, certamente por acaso, representam 73,5% do comércio internacional de armas.

No país emerso

Ainda Gaza

Quando estudamos as grandes atrocidades cometidas no passado, é fácil indignarmo-nos com a passividade dos cidadãos. Como é que ninguém foi capaz de impedir isto? A verdade é que é sempre mais fácil analisar os factos com distância temporal

Maria Henrique Espada

ONG's: Quando os benfeitores são parciais

Há Organizações Não Governamentais e agências da ONU que ignoraram os reféns até não ser mais possível e não designam o Hamas como terrorista. Israel tem registado as falhas. Ou o “desequilíbrio”. E acusa-as de falta de isenção.

Tudo é política

Foi divertido ser classe média

Há 40 anos que a desigualdade começou a subir no Ocidente. A data, citada nos textos de vários economistas, coincide com o início do lento desmantelamento do Estado Social, aquela invenção do pós-guerra que só chegou a Portugal quase 30 anos depois, com a Revolução de Abril.

Margarida Davim

A rentrée do Governo. Costa prepara grandes anúncios

António Costa quer dar novo fôlego ao Governo. O início de Setembro será o momento de anunciar um forte pacote de medidas de combate ao aumento do custo de vida e novidades que podem passar por uma taxação aos lucros excessivos das empresas.

Vacina AstraZeneca
Diogo Camilo

Covid-19. Primeiras vacinas serão ineficazes em menos de um ano

Especialistas de 28 países acreditam que é necessário combater as baixas taxas de vacinação nos países mais pobres, que tornam mais provável o aparecimento de mutações resistentes a vacinas. Em inquérito, dois terços indicaram que as vacinas atuais serão eficazes dentro de um ano. O outro terço acredita que acontecerá mais cedo, dentro de nove meses.

Sónia Bento

Sexo e a Cidade volta sem Samantha

As protagonistas da famosa série, que está de regresso à HBO, passam a ser apenas três. Kim Cattrall não quer, nem por 1 milhão de dólares por episódio.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h