Sábado – Pense por si

Margarida Davim
Margarida Davim Jornalista
19 de setembro de 2023 às 20:00

Foi divertido ser classe média

Há 40 anos que a desigualdade começou a subir no Ocidente. A data, citada nos textos de vários economistas, coincide com o início do lento desmantelamento do Estado Social, aquela invenção do pós-guerra que só chegou a Portugal quase 30 anos depois, com a Revolução de Abril.

"Foi divertido ser classe média". A frase estava em inglês, pendurada numa rua do Canadá e eu vi-a no Instagram de uma amiga. Parei quando a vi. Ela condensa com ironia a tragédia de uma boa parte do mundo ocidental.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.