Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
23 de abril de 2024 às 23:00

Ainda Gaza

Quando estudamos as grandes atrocidades cometidas no passado, é fácil indignarmo-nos com a passividade dos cidadãos. Como é que ninguém foi capaz de impedir isto? A verdade é que é sempre mais fácil analisar os factos com distância temporal

NA SEMANA em que celebramos os 50 anos do 25 de Abril, o coração de qualquer democrata e pacifista não pode deixar de pesar com a tragédia humanitária que se agrava a cada dia em Gaza. Quase 7 meses depois do terrível ataque de 7 de outubro, ainda estamos longe de um cessar-fogo e, para além do número astronómico de mortes, a situação de fome e carência de bens de primeira necessidade e cuidados básicos de saúde de quem vive em Gaza é cada vez mais preocupante.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.