Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
25 de setembro de 2024 às 18:00

A política e a escolha do mal menor

O mundo precisa que o multilateralismo funcione. Que o Conselho de Segurança volte a ser um fórum cujos membros consigam entender-se para mediar e resolver conflitos internacionais e não apenas um grupo de países que, certamente por acaso, representam 73,5% do comércio internacional de armas.

Ao fim de meses de avisos, ameaças e acusações explicitas ou veladas, trocas de cartas e comunicados, avanços e recuos motivados por tática política, Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos decidiram finalmente sentar-se à mesma mesa para conversar sobre o Orçamento do Estado (OE). Se a polémica tem entretido a bolha política e mediática, para os portugueses comuns é incompreensível que os líderes dos dois maiores partidos portugueses, que na prática se encontram reféns um do outro, só agora, depois de avisados pela imprensa de que o Presidente da República voltará a dissolver o parlamento no caso de não haver OE, consigam encontrar agenda para falar sobre o assunto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 1065
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.