Sábado – Pense por si

Maria J. Paixão
Maria J. Paixão Investigadora
17 de março de 2024 às 10:27

Política ou jardinagem?

O ativista e sindicalista brasileiro Chico Mendes cunhou, nos anos 80, a célebre frase: "Ecologia sem luta de classes é jardinagem".

A campanha eleitoral dos últimos meses foi, porventura, a campanha mais intensa que o país experienciou. A fadiga geral que se instalou, em vez de aliviada pelo ato eleitoral, viu-se convertida em ansiedade, medo e perplexidade. A política parece ter perdido a essência. Durante a campanha, multiplicaram-se, no espaço público, os alertas sobre temas ignorados pela campanha. O resultado eleitoral é, porventura, produto do vazio ideológico das últimas décadas e, em particular, destes últimos meses de campanha.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?