Sábado – Pense por si

Centeno defende nomeações no Banco de Portugal e rejeita críticas
Jornal de Negócios

Centeno fica no Banco de Portugal? "Sou funcionário"

O ainda Governador não confirma de forma clara se continuará como consultor do Banco de Portugal mas recorda que essa é uma prática seguida noutros casos de antigos administradores do supervisor financeiro.

Inteligência artificial ao serviço da Polícia

Mas e quando essa mesma tecnologia começa a decidir onde e quando a polícia deve patrulhar? E quando algoritmos começam a definir quem tem mais probabilidade de cometer um crime? Que tipo de sociedade estamos a construir quando entregamos a uma máquina a antecipação do desvio e do perigo?

Alexandre R. Malhado

PAN: Congresso tem de acontecer este ano, exige jurisdição

Já devia ter acontecido há dois meses congresso que põe à prova liderança de Inês Sousa Real. Parecer interno do PAN frisa que direção deve fazer "marcação célere do próximo congresso e respetiva realização ainda no decurso do presente ano". Jurisdição do partido cita estatutos de 2018 e contradiz a líder nas normas estatuárias em vigor.

Ana Taborda

Paula Amorim: O império do luxo, a vida na Comporta e as polémicas

Tem gabinete na Galp e na sede da Amorim Luxury, dona do JNcQUOI Club e dos restaurantes com a mesma marca. A partir de Lisboa, os sócios rumam ao Carvalhal e chegam à praia de buggy elétrico. É junto a esta aldeia que está a construir 64 villas que já lhe valeram algumas guerras. Não são as únicas: no mundo da moda há quem lhe chame Lady Rolha – em alusão à cortiça, o primeiro negócio da família.

Beijos Roubados e Outras Sentenças

Os óculos do arguido

Tiago ajustou os óculos de armação metálica e olhou discretamente para a assistente social que se preparava para testemunhar. Era ela quem o tinha defendido na noite do incidente, garantindo à polícia que havia sido um mal-entendido. Mas agora estava ali, formal e profissional, prestes a testemunhar contra ou a favor dele. 

Ana Taborda

101 faltas durante um ano justificam despedimento?

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) entendeu que não e venceu por maioria – com os votos contra das associações patronais. Entre os muitos pareceres que geraram desacordo há o caso de uma enfermeira acusada de falsificar atestados médicos, e a manipulação de uma fatura da EDP para forjar um comprovativo de morada.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h