
Marcelo salienta processo "prudente e sensato" sobre reconhecimento da Palestina
O Presidente da República assegurou que tem acompanhado a ponderação feita pelo primeiro-ministro nesta matéria, enfatizando que "há uma só política externa".
O Presidente da República assegurou que tem acompanhado a ponderação feita pelo primeiro-ministro nesta matéria, enfatizando que "há uma só política externa".
O Presidente da República fixa em 15 dias o prazo para pronúncia urgente do Tribunal Constitucional sobre o decreto aprovado no parlamento.
"É muito importante saber exatamente como é que o SNS vai funcionar, com que meios, com que organização, com que liderança e com que capacidade de resolver esses vários problemas, esses e outros", defendeu o Presidente da República.
O Presidente da República enquadrou o recurso à Força Aérea como "uma solução temporária de colaboração" que surgiu "pelo facto de o reforço dos meios de emergência médica não ter ocorrido" atempadamente, "por razões de natureza administrativa ou burocrática".
O Presidente da República relembrou ainda o último abraço que deu ao internacional português.
Questionado ainda sobre o caso da mulher grávida de 40 semanas que perdeu o bebé depois de passar por cinco hospitais em 13 dias, o Presidente da República referiu que não comenta o caso.
A tomada de posse será ao fim da tarde desta quinta-feira, informou o Presidente da República. Secretários de Estado devem tomar posse apenas na sexta-feira.
Esta tarde, à saída da audiência com o Presidente da República, o presidente do PS disse já tinha tomado uma decisão em relação à liderança parlamentar socialista e que a iria transmitir ao Secretariado Nacional de hoje, escusando-se então a avançar nomes ou um perfil.
Na apresentação da sua candidatura à Presidência da República, que decorreu na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, completamente lotada, Gouveia e Melo prometeu respeitar os partidos, "pilares fundamentais da democracia, assim como a separação de poderes", tendo sempre em mente que o Presidente da República "não governa".
O Presidente da República disse que ainda não concluiu todas as conversas necessárias para tomar uma decisão definitiva. “Vamos ver, eu não sei. Ainda não fiz as conversas todas. A ideia é que, logo que possa, indigite”.
À saída da reunião com o Presidente da República, o dirigente comunista destacou que não é necessário esperar pelo desmantelamento total do Serviço Nacional de Saúde, nem pela continuação do ataque à Segurança Social, às leis laborais ou pelo agravamento da precariedade laboral, para agir.
O líder do livre mostrou-se hoje preocupado com a ascenção da extrema-direita em Portugal, após uma reunião com o Presidente da República.
O Presidente da República espera que na próxima semana haja "os dados possíveis para o processo seguir o ritmo previsto, que é um ritmo que permita de facto, até 10 de Junho, sendo isso possível, haver Governo".
Depois da reunião com o Presidente da República, André Ventura disse ainda que o Chega não deixará o país cair novamente numa crise política.
Interrogado se teve alguma garantia da parte do PS ou do Chega, o chefe de Estado respondeu que não pode "contar publicamente aquilo que é um encontro privado com cada partido, faltando ainda sete partidos" serem ouvidos.
Declarações surgiram após uma reunião com o Presidente da República.