Sábado – Pense por si

Marco Alves

E a esquerda virou-se para a imigração

Com o populista Nigel Farage cada vez mais uma ameaça, o primeiro-ministro inglês atacou as “fronteiras abertas” e entrada em massa de estrangeiros.

As 9 maiores figuras da História de Portugal

D. Afonso Henriques ganha por unanimidade, surgindo a seguir ao rei-fundador outra personagem centenária: o poeta Luís Vaz de Camões. Em 3º lugar já temos alguém da História mais recente: Ramalho Eanes. Com base numa sondagem inédita feita para a SÁBADO, que aponta quais as pessoas mais relevantes ao longo dos 900 anos de Portugal, deixamos-lhe aqui o retrato das 9 principais figuras.

Vanda Marques

Vasco da Gama era “formidável na sua cólera”

Um típico capitão do mar que torturava para obter respostas, saqueava e matava, mas que também sabia conquistar aliados. Fiel à sua missão, recorria muitas vezes à “diplomacia da violência”

Vanda Marques

Vasco da Gama: O leal capitão que parecia um pirata

Pertencia a uma ordem militar religiosa e antes de descobrir o caminho marítimo para a Índia, cumpriu algumas missões para o rei, provando ser corajoso. Vasco da Gama era um líder nato e autoritário

Vanda Marques

Vasco da Gama: O intocável que chegou a vice-rei

De pequeno fidalgo passou a almirante, com lugar no Conselho do Rei. Conseguiu o título de conde – com toda a riqueza que incluía. Nenhum navegador teve tamanha ascensão social

Debaixo do Tapete

Democracia em cheque

Nas eleições de Trump, Elon Musk "investiu" cerca de 200 milhões para a sua eleição, ganhando já perto de 70 mil milhões de doláres após a eleição face às mudanças positivas nos mercados bolsistas. É um investimento que dá de retorno 35000%. O jogo da democracia parece compensar para alguns.

Alexandre R. Malhado

Alex Salmond (1954-2024)

Esteve na linha da frente do combate escocês pela independência. Enquanto primeiro-ministro, foi o rosto do referendo em 2014 e fez reformas profundas na região.

Mariana Pinheiro

Adrian Newey: as histórias incríveis do génio que desenha os carros de F1

Adrian Newey só usa lápis, dorme com um bloco de notas e até já saiu do banho ensaboado para ir anotar as ideias. Em adolescente destruiu uns vitrais com mil anos. O britânico, que já desenhou carros campeões de F1 para marcas como Williams, McLaren e Red Bull, vai agora para a Aston Martin, onde irá ganhar 35,5 milhões de euros por ano, mais do que 18 dos 20 pilotos de F1 - as exceções são Lewis Hamilton e Verstappen.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)