
Número de mortos pelo ciclone Chido em Moçambique sobe para 76
Uma pessoa está desaparecida e mais de 700 ficaram feridas, indicam os últimos dados.
Uma pessoa está desaparecida e mais de 700 ficaram feridas, indicam os últimos dados.
Marcha final da vitória, reivindicada por Venâncio Mondlane, decorre esta quinta-feira. Candidato não estará presente na cidade.
Para esta quinta-feira está previsto o anúncio dos resultados eleitorais das presidenciais moçambicanas. O candidato apoiado pelo PODEMOS reclama vitória e denuncia fraude eleitoral. Quem é Venâncio Mondlane que se meteu entre os dois principais partidos: Frelimo e Renamo?
O antigo seleccionador dispara para todos os lados e diz que o incidente que teve com os médicos do controlo antidoping, em 2010, foi um caso político que terá envolvido o ex-primeiro-ministro, José Sócrates. Fala ainda da infância e dos seus encontros com Mandela.
O Presidente moçambicano, afirmou que o "terrorismo e o extremismo violento afetaram brutalmente alguns distritos", mas que a ofensiva militar em curso está a permitir o regresso gradual à normalidade. Analista discorda.
Em Moçambique, há “luzes de alerta acesas, no vermelho mesmo”, face à erosão da moral pública e à subversão do direito, avisa o romancista e historiador moçambicano.
Com 38 anos, é diretor de conservação do Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique. Gosta de trabalhar com todo o tipo de animais, de leões a búfalos, mesmo quando arrisca a vida.
O relatório anual da Amnistia Internacional esclarece que as medidas de contenção da pandemia de covid-19 foram "pouco adequadas", com "força excessiva" da polícia".
Entre 1961 e 1975 milhares de soldados portugueses combateram em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Este é o relato na primeira pessoa de Manuel Lapão, que integrou uma comissão em janeiro de 1968.
O ataque a Palma não representou uma surpresa, nem uma reação dos terroristas às especulações mediáticas da ocasião. Foi meticulosamente planeado, com um comando e controlo operacional exemplar.
Carvalho das Barbas foi um herói para os brancos e um diabo para os negros. Jogava à bola com cabeças decepadas e há quem o acuse de ter usado câmaras de gás improvisadas. Trabalhava com a PIDE e os militares.
Na manhã de 15 de março, um ataque de populares africanos, dirigidos pela UPA, a dezenas de fazendas no norte de Angola, causou milhares de mortos, entre europeus e africanos, numa onda de extrema violência, que iria motivar uma resposta igualmente violenta.
A situação de isolamento é a mais recente a ser registada após a chuva intensa das últimas semanas, que tem provocado estragos, sobretudo nas províncias do sul.
Lutador antifascista e líder das Brigadas Revolucionárias morreu em Lisboa, aos 80 anos. Estava hospitalizado desde o dia 29 de dezembro, depois de ter sido infetado com covid-19 no Natal.
"As necessidades estão a aumentar, começámos o ano de 2020 com 90 mil deslocados e agora temos mais de meio milhão", lamentou Myrta Kaulard.
Dos sete detidos, dois são professores de escolas locais, um funcionário público e os outros são agricultores.