Sábado – Pense por si

Maputo a ferro e fogo no dia da marcha final

João Vaz de Almada, em Maputo
João Vaz de Almada, em Maputo 07 de novembro de 2024 às 13:04

Marcha final da vitória, reivindicada por Venâncio Mondlane, decorre esta quinta-feira. Candidato não estará presente na cidade.

A capital moçambicana, Maputo, está hoje a viver um início de tarde violento. Em vários pontos da cidade há focos de grande tensão entre a Unidade de Intervenção Rápida (UIR) e os manifestantes que vieram de vários pontos do país para a marcha final da vitória agendada para hoje, dia 7, de acordo com o plano traçado por Venâncio Mondlane, o candidato oficialmente derrotado mas que reivindica vitória. Aliás, o próprio Venâncio Mondlane já fez saber que, ao contrário do que afirmou em várias lives nos últimos dias, não estará presente hoje em Maputo, por não poderem estar garantidas as mínimas condições de segurança.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.