
Cancro: Os novos avanços da medicina
Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.
Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.
A Fnam iniciou uma greve geral de dois dias, bem como uma paralisação ao trabalho suplementar nos cuidados de saúde primários até 31 de agosto, acusando a tutela de "intransigência e inflexibilidade".
Imaginemos que Pedro Nuno Santos era um neurocirurgião. Competência? Diminuta. Cadáveres no currículo? Bastantes. Possibilidade de novos estragos no bloco operatório? Elevadíssima
No meio da crise no SNS são cada vez mais as pessoas empurradas para o privado. Os grandes grupos competem com o público até nos tratamentos mais complexos e têm cada vez mais médicos em exclusividade. Mais escolha tem um preço: os portugueses são dos que mais pagam do seu bolso em saúde.
Cientistas conseguirem identificar a lombriga como uma "ophidascaris robertsi", geralmente encontrada em pítons.
O medicamento desenvolvido pela Eli Lilly provocou inchaços cerebrais em várias das pessoas que participaram no estudo, mas representa "uma nova era" no combate à doença.
Jonathan Clark foi responsável pela saúde dos astronautas em seis missões espaciais – incluindo naquela em que a sua mulher morreu. Agora trabalha com empresas comerciais. Nunca esteve no espaço, mas isso está prestes a mudar.
É o segundo medicamento no espaço de um ano a mostrar resultados no atraso da progressão da doença de Alzheimer.
Um homem de 60 anos sofreu um acidente grave de trotinete, quando não usava capacete. Já esteve em vários hospitais e ficou com lesões graves que exigem um cuidador permanente. Associação lançou petição pública para tornar obrigatório o uso desta proteção para a cabeça.
Cerca de 80% das pessoas vão ter dores de costas ao longo da vida. A ciência está a evoluir no sentido de fazer mais com menos estrago: há inúmeros procedimentos feitos só com agulhas e o paciente acordado, e cirurgias com sistema GPS ou óculos de realidade aumentada.
Começa por ser apenas um vídeo, mas quando repara está há horas a fazer scroll nas redes sociais. A culpa é do cérebro e do seu sistema de recompensa.
A fotografia de um indígena brasileiro que carrega o pai até um centro de vacinação tornou-se um símbolo das dificuldades no acesso à vacina.
Dos 401 candidatos estudados, entre as duas profissões, os resultados indicam que os sujeitos não são necessariamente mais inteligentes do que o resto da população.
Gémeas de um ano estavam unidas pelo crânio. Estão a recuperar bem.
Nunca lhe faltou trabalho, mas perdeu o pai, foi burlada e teve de fechar o café que abrira com o filho mais novo e a nora. A atriz sentia-se cansada, mas nada fazia adivinhar este desfecho. Aos 57 anos, teve a rutura de um aneurisma. Não resistiu.
Uma pessoa pode passar toda a vida com um aneurisma sem que este seja prejudicial à saúde. Mas em caso de rebentamento, taxa de mortalidade é de 50%, explica neurocirurgiã.