Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
23 de dezembro de 2023 às 18:00

O lugar do crime

Imaginemos que Pedro Nuno Santos era um neurocirurgião. Competência? Diminuta. Cadáveres no currículo? Bastantes. Possibilidade de novos estragos no bloco operatório? Elevadíssima

PEDRO NUNO SANTOS vence as eleições do PS e os seus peões já andam por aí a vender o homem. A mensagem, em termos simples, consiste em apresentar os seus vícios como se fossem virtudes. Sim, ele pode ser “impulsivo” e até “irresponsável”, mas isso é fruto da sua vontade de fazer coisas, de decidir, de andar com o País para a frente. Como condenar alguém tão genuíno?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.