Sábado – Pense por si

Ele foi o médico das tripulações da NASA

Lucília Galha
Lucília Galha 13 de maio de 2023 às 10:00

Jonathan Clark foi responsável pela saúde dos astronautas em seis missões espaciais – incluindo naquela em que a sua mulher morreu. Agora trabalha com empresas comerciais. Nunca esteve no espaço, mas isso está prestes a mudar.

Naquele 1 de fevereiro de 2003, pai e filho estavam no Cabo Canaveral, na Florida, à espera da chegada do vaivém espacial. Mesmo no local onde iria aterrar. Jonathan aguardava pela sua mulher; Iain, 8 anos, pela sua mãe. As famílias estavam a acompanhar as comunicações e foi aí que Jonathan se apercebeu de algo errado. A nave não reentrou na atmosfera como era suposto. Ele não estava ali só na qualidade de familiar de um dos sete astronautas a bordo – também era o médico da tripulação. “Fechei-me no meu gabinete, liguei a televisão e vi a nave a desintegrar-se. Foi como eu soube”, conta à SÁBADO, emocionado. A nave explodiu quando sobrevoava o Texas e houve uma pessoa em Dallas que filmou acidentalmente – sem perceber o que se estava a passar. “Visualmente, aquele trilho de plasma é muito bonito”, diz. Enviou para uma estação de televisão e eles puseram no ar, em direto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.