Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

O dia seguinte à moção de confiança: incerteza, incerteza, incerteza

O cenário mais provável nesta altura volátil, a ida para eleições, reabre e amplia a incerteza vivida na ida às urnas há exatamente um ano. À incógnita sobre a reação do eleitorado às terceiras eleições em três anos somam-se as pontes ainda mais queimadas entre os partidos, sobretudo os do centro. Risco para a governabilidade é alto.

7
Lucília Galha

Como a Inteligência Artificial já previne doenças e salva vidas

A tecnologia está a mudar a forma como são prestados os cuidados de saúde. Permite fazer diagnósticos em frações de segundos e prevenir AVC, oferecer tratamentos mais personalizados e antecipar crises de doenças como a diabetes ou a esclerose múltipla, operar um tumor com visão de Super-Homem e até devolver a voz a quem deixou de comunicar.

Tiago Carrasco

Pão com tomate e retiros na montanha: os segredos do sucesso do Girona

Há 10 anos o clube estava quase insolvente, foram buscar um treinador madrileno, subiram em 2022 e esta época são a equipa-sensação da Liga espanhola, que lideram com os mesmos pontos do Real Madrid - e já venceram Barcelona e Atlético Madrid. A SÁBADO foi à Catalunha perceber como se explica o êxito do Girona.

Urbanista

O voto útil: será inútil?

No café do bairro, alguém grita a plenos pulmões. O que nos sobra de fervor futebolístico falta-nos em interesse pela vida social e política. Portugal vai a votos em Março. Até lá, líderes partidários, candidatos a líderes, e líderes que nunca o serão, vão digladiar-se na comunicação social.

Débora Calheiros com Ana Bela Ferreira

Confiava a sua higiene oral a um microenxame de robôs?

Foi desenvolvida uma tecnologia que replica o resultado de lavar os dentes, passar por água e usar fio dentário. Pode ajudar pessoas mais idosas ou com dificuldades nos movimentos.

Urbanista

O meu nome é Peter

Olá, o meu nome é Peter - perdão - Paula e sou uma CEO. Mas sou CEO de uma nano empresa porque isto de ser CEO de multinacionais está reservado a qualquer Peter, Pedro, Paulo ou João.

O moralista

A doce campa do tempo

O tempo parece simples: passado; presente (esse presenteia-nos pouco, fixamo-nos mais na certeza enganadora do que foi e na esperança de algo que não existe, o futuro); e o mais difuso dos tempos, o que acontecerá. Ou talvez não

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)