Sábado – Pense por si

Alexandre R. Malhado

Como André Ventura criou o Chega

Era do PSD e votava em Sócrates, mas foi no populismo que vingou. Ressentido com uma “traição” de Montenegro, Ventura demitiu-se de vereador em Loures e criou o Chega com amigos – que já saíram do partido. Uma história com falsificações, dívidas pagas pelo próprio e “facadas nas costas”.

Cuidados intensivos

Vem aí o fascismo

Sempre que a “extrema-direita” ganha uma eleição (fascismo, extrema-direita, direita radical: tudo isto é a mesma coisa para eles), o primeiro propósito dos figurantes é sinalizar a sua virtude. Fazer o trabalho de casa, pelo qual imagino que sejam pagos, é coisa que não lhes passa pela cabeça.

Duas décadas perdidas

A eleição de Giorgia Meloni não foi uma surpresa. O que é realmente espantoso é o choque que se segue a cada bom resultado de um partido populista e, sobretudo, a incapacidade demonstrada pelos partidos tradicionais de lidar com o fenómeno.

Débora Calheiros Lourenço

Giorgia Meloni, a primeira primeira-ministra de Itália

A presidente do Fratelli d'Italia e os seus aliados vão enfrentar uma grande lista de desafios, com os preços elevados das energias, a guerra na Ucrânia e a desaceleração da economia nacional, pertencente à zona euro.

Diogo Barreto

Mario Draghi já não se vai demitir

O primeiro-ministro italiano apelou aos parceiros de coligação para que lhe votem a sua confiança para que consiga manter o governo de pé.

draghi italia
Diogo Barreto

Governo de Draghi em Itália corre risco de ruir

O Movimento 5 Estrelas não apoiou o pacote de ajuda apresentado pelo governo, pondo em risco a coligação que lidera Itália. Draghi disse que poria o seu lugar à disposição se não tivesse este apoio.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente