Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Violas: a fortuna do amigo de Montenegro

O primeiro Manuel perdeu o pai e os dois irmãos aos 3 anos. Fez-se rico com cordas e casinos, passou a liderança ao filho mais esperado – e polémico.

Jornal de Negócios

O que têm em comum dois clientes da Spinumviva?

Empresa detida agora pela mulher e os filhos do primeiro-ministro, Luís Montenegro, está no centro de um furacão político. Spinumviva revelou lista de clientes. Saiba quem são.

António José Vilela

Era uma vez uma entrevista que quase destruiu Carlos Alexandre

A guerra fratricida dos juízes, os pormenores incríveis dos processos disciplinares, as jogadas de bastidores de magistrados, advogados e jornalistas, as escutas e queixas de corrupção, tudo isto e muito mais ficou registado em documentos e na memória de testemunhas privilegiadas. Entre 2015 e 2022, o Tribunal Central foi o mais influente e polémico do País.

Bruno Faria Lopes

Regimes especiais: as pensões de reforma de luxo em Portugal

Reformas após 10 anos no cargo, iguais ao último salário. Subvenções vitalícias pagas sem limite de acumulação. Entre os pensionistas atuais há muitos milhares que beneficiam de regimes, passados e presentes, que geram pensões de privilégio – e de contraste, sobretudo face aos atuais contribuintes.

Maria Henrique Espada

As rendas loucas na Justiça

Tribunais e outros serviços pagam mais de 23 milhões por ano em rendas. Por mês, são perto de 2 milhões de euros, numa estimativa por baixo. Muitos dos edifícios são inadequados.

Margarida Davim

Ucrânia: Uma ideia portuguesa plagiada na capa do "The Economist"?

Manuel Soares de Oliveira criou na semana passada uma imagem com a bandeira da Ucrânia a escorrer sangue. Esta quinta-feira, quando viu a capa do The Economist, nem queria acreditar. “É coincidência a mais”, diz à SÁBADO o criativo, que fala em “gamanço”.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.