Sábado – Pense por si

Ucrânia: Uma ideia portuguesa plagiada na capa do "The Economist"?

Margarida Davim
Margarida Davim 03 de março de 2022 às 16:24

Manuel Soares de Oliveira criou na semana passada uma imagem com a bandeira da Ucrânia a escorrer sangue. Esta quinta-feira, quando viu a capa do The Economist, nem queria acreditar. “É coincidência a mais”, diz à SÁBADO o criativo, que fala em “gamanço”.

Manuel Soares de Oliveira diretor geral e criativo da agência Mosca, criou uma imagem para representar o sofrimento do povo ucraniano perante a invasão russa, a pedido de um grupo de cidadãos, que a colocou numoutdoorno Marquês de Pombal, em Lisboa, no dia 26 de fevereiro. A meio da bandeira da Ucrânia, escorrem gotas de sangue, como de uma ferida aberta. Um desenho quase idêntico ao que esta quinta-feira faz a primeira página do jornal The Economist.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.