Sábado – Pense por si

Violas: a fortuna do amigo de Montenegro

Ana Taborda
Ana Taborda 12 de março de 2025 às 23:00

O primeiro Manuel perdeu o pai e os dois irmãos aos 3 anos. Fez-se rico com cordas e casinos, passou a liderança ao filho mais esperado – e polémico.

O líder da Solverde tinha apenas 10 anos quando o pai lhe pôs um taco de golfe na mão pela primeira vez. Ainda fez pontaria à bola, mas o taco, desgovernado, acabou por atingir o comendador Manuel Violas na cabeça. “Por sorte, foi mais o aparato do que outra coisa, mas a imagem do pai tombado deixou-o chocado. ‘Só há 12, 13 anos’, é que voltou a pôr os pés num campo de golfe. ‘Foi um susto dos diabos’”, contou para a biografia Manuel Violas (1917-1991) – O Homem, o Industrial, o Vencedor.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.